5 motivos para escolher um centro de conveniência para abrir sua loja

12/11/2021 por Best Center

5 min

Na hora de abrir uma loja — seja ela nova ou uma franquia —, a escolha do local é um passo importante para garantir bons resultados. Antes de tomar essa decisão, vale a pena considerar espaços disponíveis em um centro de conveniência.  

Em um cenário pós-crise, empreendedores de diferentes níveis e até mesmo responsáveis pela expansão de negócios precisam olhar com mais cuidado para o mercado. 

O conceito de centro de conveniência tem sido atrelado também a outro nome: strip mall. Durante a pandemia, foi notado que esses centros comerciais cresceram, enquanto shoppings estavam mais vazios

Essa movimentação tem tudo a ver com os benefícios desse tipo de empreendimento, que são percebidos por lojistas e também pelos clientes. 

5 benefícios de escolher um centro de conveniência 

Se você ainda não considera optar por um espaço dentro de um centro de conveniência para a abertura ou expansão de uma loja, vale a pena conferir as vantagens que têm destacado os strip malls. Reunimos cinco delas a seguir. 

Localização estratégica 

Ao ler que houve queda do movimento em shoppings, mas centros comerciais de rua cresceram, você pode ter se questionado sobre o porquê. O local escolhido para os centros de conveniência com certeza tem influência nisso.

Esse tipo de empreendimento fica em posições estratégicas, como esquinas de ruas com bom histórico de movimentação. A ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls) indica que eles devem estar no sentido “going home”, o que garante alto fluxo de pessoas

Geralmente, esses pontos ficam próximos a regiões residenciais ou vias que dão acesso aos principais pontos comerciais da cidade. Então, é bem comum que pessoas decidam “dar uma passadinha” para comprar algo que precisam na volta para casa ou no caminho para o trabalho ou escola. 

Estrutura que chama atenção 

A forma como o centro de conveniência é estruturado também chama atenção dos consumidores. Já reparou que as fachadas das lojas costumam ficar viradas para o sentido em que o público vai passar? Isso também é uma decisão estratégica. 

A ideia é que, ao passarem por perto, as pessoas vejam as lojas e tenham vontade de entrar nelas ou até mesmo percebam que podem resolver alguma pendência ali. 

É uma lógica diferente das dos shopping centers, nos quais é mais corriqueiro que pessoas tomem a decisão de visitá-los com antecedência ou já estejam em busca de um produto específico. Afinal, precisarão andar por corredores mais longos, usar escadas rolantes ou elevadores e ir em busca da loja necessária com mais tempo e calma.

Segurança 

Essa facilidade para chamar clientes para um centro de conveniência também é comum nas lojas de rua, porém, estar na rua acaba tendo um malefício: falta de segurança. 

Clientes e lojistas se sentem mais seguros dentro de um shopping, certo? Nos strip malls, a segurança também é garantida. É comum que a própria administradora do empreendimento se preocupe com o monitoramento

Os clientes também se sentem mais seguros em relação aos seus automóveis, já que esses espaços contam com várias vagas de estacionamento disponíveis. 

Mix de lojas complementares 

Centros de conveniência têm foco no fluxo e na fidelização dos clientes. Por isso, administradoras de qualidade como a Best Center se preocupam em ir em busca de lojas de segmentos que trazem essa movimentação, como farmácias, mercados,  lanchonetes, fast-food e similares. 

Além disso, nesses empreendimentos, a ideia é que as lojas sejam de segmentos complementares e se beneficiem com a geração de tráfego umas das outras. 

Pense que uma pessoa pode parar para comprar um remédio que está precisando em uma drogaria e acabar optando por passar também na lanchonete para fazer um lanchinho, ou decida comer no fast-food e aproveite para fazer uma compra rápida no mercado, entre outros exemplos. 

Custo-benefício 

O melhor é que todos esses benefícios podem ser aproveitados por um custo muito menor do que os de um shopping, por exemplo. 

Um bom centro de conveniência reúne o melhor dos dois mundos: segurança de um shopping, com visibilidade das lojas de rua, por um preço que cabe no bolso dos lojistas. 

Além disso, os custos de operações são arrecadados por meio de rateio entre os donos das lojas. 

As vantagens são inúmeras e vale a pena ir em busca de um espaço em um dos empreendimentos da empresa líder no desenvolvimento e gestão de centros de conveniência. Saiba mais sobre ela a seguir. 

Escolha um centro de conveniência da Best Center 

A Best Center está há 10 anos no mercado e a prova da qualidade do trabalho exercido pode ser vista em fatos como o crescimento da empresa durante a pandemia e as grandes marcas que estão nos empreendimentos, como Burger King, McDonald’s, Droga Raia, Drogaria São Paulo, Lojas Americanas, Carrefour e muitas outras. 

Os centros comerciais da Best Center estão espalhados por diversas cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ao abrir sua loja em um deles você também vai contar com o apoio de um time de especialistas em varejo

Tem interesse em ser a primeira opção de quem prioriza facilidade e comodidade para as compras do dia a dia? Confira agora todos os empreendimentos da Best Center. Ao clicar neles, você terá informações sociodemográficas e de potencial consumo na região de cada um. Confira:

Centro de conveniência

Você também pode se interessar:

Franquias: como ter sucesso na abertura de uma nova unidade

Leia mais > . 5 min

Centro de conveniência, shopping center ou na rua: qual o melhor local para sua loja?

Leia mais > . 6 min

Por que abrir uma loja em um centro comercial da Best Center?

Leia mais > . 5 min