Franquias: como ter sucesso na abertura de uma nova unidade

29/03/2023 por Best Center

5 min

Existem diferentes formas de expandir um negócio, entre elas está a abertura de uma nova unidade. E se você considera essa estratégia de crescimento para a sua franquia, as notícias são ótimas!

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro cresceu 14,3% em 2022 — índice superior aos 12% projetados pela ABF. Com isso, pela primeira vez o faturamento das redes no país superou R$ 211 bilhões.

Faturamento das redes de franquias 2021 ➜ R$ 185,068 bilhões 2023 ➜ R$ 211,488 bilhões

Ainda segundo a ABF, entre os principais fatores que contribuíram para o desempenho estão:

  • Forte retorno do comércio e atividades presenciais
  • Recuperação da taxa de emprego
  • Avanço da digitalização e de outros canais de venda
  • Ganhos advindos das lições da pandemia 
  • Emergência de novos modelos de negócio
  • Crescimento acelerado das microfranquias
  • Marcas de outros mercados aderindo ao franchising

Conforme o levantamento, o número de redes de franquias registrou crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior. Com isso, o Brasil totalizou 3.077 marcas no ano passado frente a 2.882 no período anterior.

A pesquisa da ABF também mostrou que houve expansão no número de operações em 2022. O volume total cresceu 7,8% na comparação com o ano anterior, o que representa 184.354 unidades.

Esse cenário tão positivo indica que é um bom momento para abrir uma nova unidade. Por isso, a Best Center preparou esse conteúdo com alguns pontos que devem ser considerados ao longo desse processo. Boa leitura!

O que fazer antes de abrir uma nova unidade

Antes de dar os primeiros passos para abrir uma nova unidade, é importante saber se o seu negócio está pronto para isso. Para ter essa certeza, é imprescindível acompanhar os indicadores de desempenho.

Também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), eles são métricas que colaboram para o entendimento dos resultados do negócio e indicam os melhores caminhos a serem percorridos. Se você deseja se aprofundar nesse tema, confira esse conteúdo que fizemos sobre o assunto.

Caso os indicadores de desempenho demonstrem que sua franquia está pronta para ter uma nova unidade, é hora de se atentar a alguns pontos. São eles:

O ponto comercial

Essa é uma das principais escolhas, visto que a localização e infraestrutura do ponto comercial impactam diretamente nos resultados da unidade. Alguns aspectos devem ser avaliados ao escolher o local que receberá sua nova unidade. São eles:

  • Localização 
  • Potencial de desenvolvimento econômico da região
  • Comércios ao redor
  • Gestão do ponto comercial
  • Presença do público-alvo
  • Infraestrutura e segurança
  • Custo-benefício do investimento
  • Polos geradores de tráfego nas proximidades

A Best Center considera todos esses fatores em seus centros comerciais e pode colaborar na expansão da sua empresa. Para saber mais, leia esse conteúdo.

A escolha do franqueado

A boa relação entre franqueador e franqueado é determinante para o sucesso de uma franquia. Afinal, ao fechar negócio um dependerá do outro e por esse motivo deverão implementar métodos para que esse relacionamento dê certo.

Nesse sentido, definir o perfil do franqueado ideal também é fundamental para encontrar pessoas alinhadas à cultura da empresa. Ele reúne as principais características que a franquia busca nos empreendedores que administrarão as demais unidades.

Padrão de qualidade

Independentemente de quantas unidades uma franquia tem, o padrão de qualidade deve ser mantido sempre. Assim, quando um cliente que já conhece a marca visitar uma nova unidade, ele não encontrará diferença no atendimento, produto ou qualquer outra característica, 

Um fator que colabora para a qualidade ser mantida é a cultura organizacional, que contempla os valores, as condutas, as crenças e os comportamentos que movem uma organização.

Esse conceito, considerado a essência do negócio, deve ser compartilhado pelos membros da equipe e estar presente em todos os processos das unidades. Com uma cultura organizacional sólida e a equipe alinhada a ela, o padrão de qualidade tende a ser mantido de maneira eficiente e assertiva.

Qualificação da equipe

Primeiramente, é preciso transferir o know-how para o franqueado, de forma que ele consiga passar o conhecimento adquirido para seus colaboradores.

Depois, é importante fornecer o devido treinamento à equipe que estará na nova unidade, para que todos conheçam os processos. Além disso, os franqueados devem ter suporte constante da franqueadora.

Alguns materiais que podem colaborar nessa etapa são:

  • Manual de implantação
  • Manual de operações
  • Manual de marketing e vendas
  • Manual de administração
  • Manual de identidade visual
  • Checklist dos processos

Alinhamento com fornecedores

Certifique-se que a nova unidade contará com os mesmos fornecedores das demais lojas da franquia ou com outros que ofereçam produtos e serviços que não alteram o padrão de qualidade.

Realize alinhamentos com as empresas parceiras de modo que os prazos sejam respeitados, assim como a quantidade e qualidade do que será entregue.

Divulgação da nova unidade

Quando todos os demais pontos estiverem encaminhados, é hora de pensar na inauguração. Nesse momento é importante contar com uma equipe de marketing para estruturar a campanha de lançamento da nova unidade.

A comunicação deve ser pensada para atingir o público-alvo, de modo que os potenciais clientes saibam sobre a existência da nova unidade e tenham desejo em visitá-la.

A localização faz diferença!

Como mencionado anteriormente, um dos aspectos que devem ser considerados ao abrir uma nova unidade é o ponto de venda. Uma localização estratégica influencia diretamente nos resultados do negócio e essa escolha é muito importante!

Com o estudo de geomarketing, por exemplo, é possível definir o lugar que receberá sua loja com muito mais assertividade. Para contribuir com o sucesso da sua nova unidade, confira o e-book que a Best Center preparou sobre esse assunto:

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