
10/07/2025 por Best Center
5 min
O segundo semestre do ano conta com datas muito importantes para o varejo. E para aproveitar esse período da melhor maneira é fundamental preparar o ponto de venda.
Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal movimentam as lojas e trazem aos lojistas grandes expectativas de vendas. Neste conteúdo, separamos algumas dicas para quem deseja transformar essas expectativas em resultados reais. Confira!
A limpeza do ponto de venda impacta na experiência de compra e na imagem do negócio. Mas, além disso, é preciso garantir que os produtos estejam em seus devidos lugares, de maneira organizada, para que os consumidores consigam transitar pela loja e encontrar o que buscam sem dificuldades. Com isso, a jornada do cliente no espaço se torna mais fluida e a percepção de qualidade aumenta.
Mapear os produtos mais procurados em cada data comemorativa ajuda a ter um estoque mais eficiente e atender a demanda sem gerar excessos, assim como controlar as reposições no tempo certo. Nos empreendimentos da Best Center, por exemplo, os lojistas têm a oportunidade de realizar uma locação temporária para montar um estoque adicional.
Placas, setas, adesivos no chão, etiquetas e displays suspensos são alguns dos recursos usados para indicar os setores de produtos no ponto de venda e guiar o consumidor na loja. Isso proporciona mais autonomia, fluidez e agilidade para as compras e ainda otimiza o trabalho da equipe de atendimento que não precisa parar o tempo todo para indicar onde está cada coisa.
Da etiqueta dos produtos à fachada da loja, uma identidade visual consistente reforça o posicionamento da marca. Para datas sazonais, totens, banners, faixas e cartazes ajudam a destacar ofertas e condições especiais. Nos centros comerciais da Best Center, lojistas podem potencializar essa comunicação com o nosso mídia kit, que contempla diversos formatos que se encaixam em variadas estratégias.
Decorações temáticas não só chamam atenção como também envolvem o cliente no universo das datas comemorativas. Além dos adereços para enfeitar a loja, é interessante pensar nos aromas e até nas músicas que combinam com cada período. Tudo isso contribui para elevar a experiência de compra e ainda faz com que a marca fique na lembrança dos consumidores.
A estratégia deve estar presente em cada detalhe, inclusive na forma como se expõe os produtos. Afinal, isso também influencia na decisão de compra dos consumidores. As datas sazonais trazem a oportunidade de inovar nessa exposição, com ilhas temáticas, vitrines interativas, combinação de produtos complementares e destaques para lançamentos e promoções.
A iluminação tem um papel fundamental na ambientação de um ponto de venda. Seja para destacar produtos ou tornar o local mais agradável, ela deve ser usada de maneira equilibrada. É recomendado evitar luzes muito frias ou muito quentes, pois o uso delas pode diminuir o tempo de permanência na loja. Vitrines, lançamentos e áreas promocionais podem ser destacadas com uma iluminação estratégica.
A interatividade pode ser estimulada em um ponto de venda por meio de totens interativos, QR codes com cupons e brindes distribuídos pela loja, gamificação por meio de dinâmicas que geram recompensa, espaços “instagramáveis” para que as pessoas tirem fotos e compartilhem em suas redes sociais. Todos esses pontos são essenciais para lojas que desejam ficar marcadas na mente dos clientes.
Para colocar todas essas ideias em prática é primordial ter um planejamento bem estruturado. Com ele pronto, a equipe deve estar alinhada em relação às metas que devem ser atingidas.
Com isso organizado, o lojista terá a oportunidade de reforçar sua presença no mercado, atrair novos clientes e aumentar o ticket médio.
A escolha do endereço de um ponto de venda tem total relação com os resultados que ele vai alcançar. Uma marca deve estar onde seus consumidores estão.
Por esse motivo, a Best Center valoriza e implementa o geomarketing em suas ações. Essa estratégia consiste em analisar fatores como fluxo de pessoas, concentração do público-alvo, acessibilidade, visibilidade e mix de lojas da região.
Com mais de 10 anos de atuação, contamos com a experiência de executivos do varejo para construir nossos strip malls. A escolha do terreno é baseada em estudos de geomarketing, entretanto, as demais etapas do processo, como a elaboração do projeto, a construção do empreendimento, a locação e a administração do condomínio, também são altamente estratégicas.
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