Seu ponto de venda está preparado para o segundo semestre?

10/07/2025 por Best Center

5 min

O segundo semestre do ano conta com datas muito importantes para o varejo. E para aproveitar esse período da melhor maneira é fundamental preparar o ponto de venda. 

Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Black Friday e Natal movimentam as lojas e trazem aos lojistas grandes expectativas de vendas. Neste conteúdo, separamos algumas dicas para quem deseja transformar essas expectativas em resultados reais. Confira!

1. Organização

A limpeza do ponto de venda impacta na experiência de compra e na imagem do negócio. Mas, além disso, é preciso garantir que os produtos estejam em seus devidos lugares, de maneira organizada, para que os consumidores consigam transitar pela loja e encontrar o que buscam sem dificuldades. Com isso, a jornada do cliente no espaço se torna mais fluida e a percepção de qualidade aumenta.

2. Estoque 

Mapear os produtos mais procurados em cada data comemorativa ajuda a ter um estoque mais eficiente e atender a demanda sem gerar excessos, assim como controlar as reposições no tempo certo. Nos empreendimentos da Best Center, por exemplo, os lojistas têm a oportunidade de realizar uma locação temporária para montar um estoque adicional.

3. Sinalização

Placas, setas, adesivos no chão, etiquetas e displays suspensos são alguns dos recursos usados para indicar os setores de produtos no ponto de venda e guiar o consumidor na loja. Isso proporciona mais autonomia, fluidez e agilidade para as compras e ainda otimiza o trabalho da equipe de atendimento que não precisa parar o tempo todo para indicar onde está cada coisa.

4. Comunicação visual

Da etiqueta dos produtos à fachada da loja, uma identidade visual consistente reforça o posicionamento da marca. Para datas sazonais, totens, banners, faixas e cartazes ajudam a destacar ofertas e condições especiais. Nos centros comerciais da Best Center, lojistas podem potencializar essa comunicação com o nosso mídia kit, que contempla diversos formatos que se encaixam em variadas estratégias.

5. Decoração

Decorações temáticas não só chamam atenção como também envolvem o cliente no universo das datas comemorativas. Além dos adereços para enfeitar a loja, é interessante pensar nos aromas e até nas músicas que combinam com cada período. Tudo isso contribui para elevar a experiência de compra e ainda faz com que a marca fique na lembrança dos consumidores.

6. Exposição dos produtos

A estratégia deve estar presente em cada detalhe, inclusive na forma como se expõe os produtos. Afinal, isso também influencia na decisão de compra dos consumidores. As datas sazonais trazem a oportunidade de inovar nessa exposição, com ilhas temáticas, vitrines interativas, combinação de produtos complementares e destaques para lançamentos e promoções.

7. Iluminação

A iluminação tem um papel fundamental na ambientação de um ponto de venda. Seja para destacar produtos ou tornar o local mais agradável, ela deve ser usada de maneira equilibrada. É recomendado evitar luzes muito frias ou muito quentes, pois o uso delas pode diminuir o tempo de permanência na loja. Vitrines, lançamentos e áreas promocionais podem ser destacadas com uma iluminação estratégica.

8. Interatividade

A interatividade pode ser estimulada em um ponto de venda por meio de totens interativos, QR codes com cupons e brindes distribuídos pela loja, gamificação por meio de dinâmicas que geram recompensa, espaços “instagramáveis” para que as pessoas tirem fotos e compartilhem em suas redes sociais. Todos esses pontos são essenciais para lojas que desejam ficar marcadas na mente dos clientes.

Dicas para vender mais no segundo semestre de vendas:

Mantenha a loja organizada
Monte um estoque eficiente
Faça sinalizações adequadas
Tenha uma comunicação visual consistente
Elabore decorações temáticas
Exponha os produtos de maneira criativa
Conte com uma iluminação estratégica
Promova interatividade com os clientes

Planejamento estratégico

Para colocar todas essas ideias em prática é primordial ter um planejamento bem estruturado. Com ele pronto, a equipe deve estar alinhada em relação às metas que devem ser atingidas.

Com isso organizado, o lojista terá a oportunidade de reforçar sua presença no mercado, atrair novos clientes e aumentar o ticket médio.

Localização do ponto de venda também potencializa resultados

A escolha do endereço de um ponto de venda tem total relação com os resultados que ele vai alcançar. Uma marca deve estar onde seus consumidores estão.

Por esse motivo, a Best Center valoriza e implementa o geomarketing em suas ações. Essa estratégia consiste em analisar fatores como fluxo de pessoas, concentração do público-alvo, acessibilidade, visibilidade e mix de lojas da região.

Com mais de 10 anos de atuação, contamos com a experiência de executivos do varejo para construir nossos strip malls. A escolha do terreno é baseada em estudos de geomarketing, entretanto, as demais etapas do processo, como a elaboração do projeto, a construção do empreendimento, a locação e a administração do condomínio, também são altamente estratégicas.

Quer saber mais sobre o geomarketing? Baixe o nosso e-book sobre o assunto:

Conheça o geomarketing!
Botão: Baixar e-book

Você também pode se interessar:

Tudo que você precisa saber sobre benchmarking no varejo

Leia mais > . 4 min

Saiba como a Best Center pode colaborar na expansão da marca da sua empresa

Leia mais > . 4 min

Best Center: como o modelo de negócio focado em conveniência impulsionou as vendas de serviços e varejo no interior paulista

Leia mais > . 5 min