A importância do pós-venda no varejo

25/08/2023 por Best Center

4 min

Uma compra concretizada não significa que o vínculo com o cliente deve chegar ao fim. Muito pelo contrário! Investir no pós-venda colabora para que o relacionamento entre marca e consumidor seja duradouro.

A jornada de compra tem quatro fases e ao longo de todo o processo é muito importante garantir que a experiência do cliente seja a melhor possível.

Relembre as etapas da jornada de compra: Aprendizado e descoberta Reconhecimento do problema Consideração da solução Decisão de compra

Mas para dar continuidade nesse ciclo e garantir que o consumidor volte a comprar em sua empresa, é preciso investir em estratégias de fidelização.

Nesse aspecto, o pós-venda é fundamental! Por isso, continue a leitura para saber mais sobre o tema e descobrir como aplicá-lo no varejo.

O pós-venda no varejo

O pós-venda pode ser definido como um conjunto de ações que devem ocorrer após a finalização de uma compra. 

Essa é a oportunidade da empresa se manter presente na vida do cliente e fazer com que a conexão continue ativa. 

Assim, quando ele decidir realizar uma nova compra, lembrará da experiência positiva que teve com sua marca e poderá procurá-la novamente. 

Vantagens do pós-venda no varejo

Antes de mencionar os benefícios de implementar essa estratégia, é necessário ressaltar que ela não deve ser encarada apenas como um diferencial.

O pós-venda, na verdade, precisa ser visto como um aspecto essencial para a sustentabilidade do negócio.

Dito isso, é hora de conhecer as vantagens que esse conjunto de ações pode proporcionar para o seu negócio:

➜ Melhora a reputação da marca

Ao manter o contato com os clientes e oferecer todo suporte necessário, a empresa passa a ser vista de maneira positiva pelo público, o que transmite segurança e gera credibilidade.

➜ Aumenta os comentários positivos

O marketing boca a boca é excelente para todo negócio. E quando o consumidor está satisfeito com a assistência prestada, tende a se tornar promotor da marca e influenciar outras pessoas a comprarem no mesmo lugar. 

➜ Reduz a perda de clientes

Conquistar um novo cliente custa mais do que manter um atual. Portanto, ao suprir todas as necessidades do consumidor, evita-se que ele busque soluções nos concorrentes. 

➜ Potencializa o faturamento

O resultado de todas as vantagens mencionadas acima é o aumento do lucro. Isso porque além de reter seus clientes, a empresa ainda conquistará novos por meio da sua boa reputação no mercado.

Motivos para você investir no pós-venda: Melhora a reputação da marca Aumenta os comentários positivos Reduz a perda de clientes Potencializa o faturamento

Como fazer um pós-venda eficaz

Agora que você já sabe das vantagens que o pós-venda proporciona, é hora de saber como colocar essa estratégia em prática.

A seguir você conhecerá algumas dicas de pós-venda para aplicar em seu negócio. Confira:

  1. Ofereça um atendimento personalizado

As pessoas desejam ser tratadas como únicas e esse é um grande diferencial que fará um consumidor voltar a comprar em sua loja.

  1. Lembre-se do consumidor em datas comemorativas

Seja no aniversário do cliente ou em datas sazonais, ofereça algum presente, como cupom de desconto, entrega grátis ou brinde.

  1. Invista em um programa de fidelidade

Essa é uma forma de cultivar seus clientes e incentivar que eles continuem comprando em sua loja para ganhar vantagens.

  1. Tenha um serviço de suporte eficiente

Assim o cliente poderá tirar dúvidas sobre o produto adquirido e até mesmo buscar soluções complementares a ele.

  1. Disponibilize diferentes canais de comunicação

Isso garante que o cliente não terá dificuldades ao entrar em contato com a marca quando necessitar. 

  1. Realize pesquisas de satisfação

Dar voz ao cliente após a venda é a melhor maneira de aprimorar a experiência de compra que a sua loja oferece.

Mais uma dica para o cliente voltar a comprar em sua loja

Nesse conteúdo você pôde compreender a importância do pós-venda para a fidelização do consumidor. Mas tem outra dica muito relevante nesse aspecto!

O ponto comercial também colabora para o cliente voltar a comprar na sua loja. Para isso, é preciso que ele ofereça condições favoráveis para as compras, como:

  • Estar em uma localização estratégica
  • Ter uma estrutura de qualidade
  • Proporcionar comodidade 
  • Oferecer segurança aos clientes

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