Expansão de negócios: saiba como os strip malls se encaixam nessa estratégia

28/10/2022 por Best Center

6 min

Quem atua na área de expansão de negócios sabe que é preciso ser extremamente estratégico para fazer as escolhas certas e garantir o sucesso dos futuros franqueados e da própria marca. Estar de olho nas tendências do mercado é um dos pontos essenciais para obter esse resultado. 

Nesse cenário, falar em strip malls não é necessariamente uma novidade: esse tipo de centro comercial é apontado como uma tendência no país, impulsionada pela pandemia. 

Mas, afinal, quais são os diferenciais que podem fazer com que grandes marcas queiram ter unidades neste modelo de empreendimento? É isso que buscamos responder neste conteúdo. 

Estruturação estratégica dos strip malls 

O primeiro passo para entender o que tem feito strip malls chamarem tanta atenção é compreender melhor como eles são estruturados. Em resumo, o termo strip mall é relacionado a “centros de conveniência” no Brasil, o que realmente faz sentido se pensarmos que um dos objetivos desse tipo de empreendimento é facilitar as compras do dia a dia

Porém vale a pena analisarmos o termo de forma mais detalhada. A palavra “strip“, traduzida de forma literal, significa “faixa” ou “linha”. Já a palavra “mall”, por si só, já significa centro comercial ou shopping center. 

Então, uma das características de um strip mall é, de fato, a forma como sua estrutura está disposta: uma faixa/linha de lojas, uma ao lado da outra.

Imagem que mostra como o Best Center Pirassununga é estruturado e ideal para receber a expansão de negócios.

Para ficar mais fácil de entender, você pode olhar para espaços comerciais como o da foto acima. Esse é o Best Center Pirassununga, que assim como outros empreendimentos da Best Center, têm essa estrutura.

Strip mall não é shopping center

Após entender como é um centro de conveniência, você pode pensar  que ele parece um mini shopping center. Não é bem assim! 

Para começar, esses centros comerciais normalmente ficam em ambientes abertos, cada um com fachadas próprias, muitas vezes com visibilidade para o público que passa pela região.

Outro fator importante é que o preço de aluguel e condomínio nos strips malls são bem mais baratos do que em shopping centers. Isso tem feito com que empreendedores se interessem bastante por eles — ou seja, esses novos centros comerciais também precisam estar no radar de quem cuida da expansão de negócios. 

É importante ressaltar que existe uma grande diferença de propósito: é comum sabermos de alguém que precisava comprar algo e teve que ir ao shopping. Na grande maioria dos casos, essa pessoa se planeja para isso, sabe que pode ficar  horas lá dentro e, muitas vezes, até considera como um passeio. 

Já no caso dos strip malls, a ideia é que as pessoas os vejam como locais práticos, nos quais é possível parar para resolver necessidades imediatas, como fazer uma compra no mercado, pegar um remédio na farmácia, buscar a ração para o pet, escolher um presente ou fazer um lanchinho. 

Também é diferente das lojas de rua 

Não é possível considerar que abrir lojas em centros de conveniência é como abrir em lojas de rua.  A principal diferença nesse caso também está relacionada à estrutura em si e à segurança gerada por ela. 

No caso da Best Center, por exemplo, os empreendimentos contam com monitoramento feito por meio de câmeras, estacionamentos e ambientes pensados em tornar a experiência do consumidor prática e agradável

Outro importante diferencial é que esses centros comerciais contam com um mix de lojas complementares, que geram  fluxo de clientes que vão de uma para outras. Tudo isso alinha-se à visão estratégica das incorporadoras responsáveis pelos strip malls

Visão estratégica que contribui para expansão de negócios 

As incorporadoras responsáveis pela construção e/ou manutenção de centros de conveniência precisam pensar em todos os detalhes desses ambientes. Toda a estrutura citada anteriormente já deixa isso claro, mas também podemos ter como exemplo a questão da localização

Incorporadoras com visão estratégica estão de olho em cidades com potencial de crescimento. Podemos citar a Best Center como exemplo mais uma vez, já que o seu modelo de negócio focado em conveniência impulsionou as vendas de serviços e varejo no interior paulista

E esse cuidado vai além. É preciso garantir que cada empreendimento esteja em uma localização com fluxo significativo de pessoas. Por isso, é bastante comum que eles estejam próximos a ruas ou avenidas com grande fluxo de carros, grandes condomínios residenciais, faculdades ou universidades, entre outros exemplos.

Essa estratégia também vai de encontro com as tendências de consumo. De acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 84% dos consumidores preferem comprar perto de casa

Por isso, a escolha do local envolve estudos profundos de mercado, o que, além de garantir bons resultados para os centros comerciais, também colabora muito com o trabalho de quem olha para a expansão de negócios. 

5 vantagens da estrutura estratégica dos strip malls 1. Strip Malls costumam estar localizados em regiões com alto fluxo de pessoas. 2. Os estacionamentos dos strip malls oferecem a segurança que os clientes precisam para fazer suas compras com tranquilidade. 3. Os ambientes abertos reforçam a ideia de praticidade: é fácil estacionar, resolver o que for necessário e sair. 4. A complementaridade dos segmentos presentes faz com que uma loja gere clientes para outra. 5. São mais baratos que shoppings centers e mais seguros que lojas de rua.

Se as vantagens ficaram claras, você já deve ter percebido que na hora de expandir uma marca e/ou propor a abertura de novas franquias, vale a pena olhar para esse modelo de empreendimento. 

Faça expansão de negócios com a Best Center 

A Best Center vê como propósito levar conveniência para as compras do dia a dia. Como a empresa se preocupa em desenvolver centros comerciais para quem procura facilidade e agilidade para realizar suas compras, ela contribui também para a expansão de negócios. 

Mais do que simplesmente administrar centros comerciais, a empresa acredita no potencial dos strip malls como espaços que dão mais visibilidade a diferentes negócios e, consequentemente, impulsionam vendas

Proprietária de mais de 50 empreendimentos distribuídos em diversas cidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a Best Center conta com a presença de grandes marcas de diversas redes de supermercados, fast-food, farmácias e até lojas de departamentos.

A página de cada um dos empreendimentos da Best Center conta com informações importantes para quem quer fazer um negócio crescer, como dados sociodemográficos e perfil de consumo das regiões nas quais os centros comerciais estão inseridos

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