Tudo o que você precisa saber sobre redes sociais para empresas

03/11/2022 por Best Center

7 min

Você consegue imaginar sua vida sem a internet? Provavelmente, não. Afinal, ela já faz parte do cotidiano das pessoas e esse fato reforça ainda mais a importância das redes sociais para empresas. Pois é lá que boa parte dos consumidores estão.

De acordo com o estudo Digital 2022: Global Overview Report, o número de usuários ativos da internet no mundo — ou seja, que acessam a rede regularmente — se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas neste ano. Isso representa quase 63% da população mundial.

Já quando falamos especificamente sobre as redes sociais, a previsão divulgada pelo Statista, banco internacional de estatísticas, é que até o final de 2026, o Brasil acumule em média 184,76 milhões de pessoas que acessam as mídias sociais diariamente — o que representa  87% da população.

Outro dado importante é que o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia, conforme divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br, que reuniu dados da Hootsuite e We Are Social, sobre o uso de redes sociais no Brasil e no mundo.

Países que mais usam redes sociais: Filipinas: 4h15; Colômbia: 3h45; Brasil: 3h42

Por que investir em redes sociais para empresas?

Para responder à pergunta acima, primeiramente, precisamos falar sobre a grande relevância do mundo virtual.

Atualmente, a internet colabora em diferentes aspectos: relacionamento, trabalho, entretenimento e compras são alguns deles. E, já que o assunto são as compras, confira essa informação:

75% dos consumidores entrevistados na “Pesquisa Social Commerce 2.0 - Tendências de consumo nas redes sociais” usam as redes sociais para pesquisar produtos. Fonte: All In e OpinionBox

Em outro artigo, a Best Center já mencionou que as redes sociais para empresas estão entre as tendências do varejo que devem ser consideradas nos próximos anos.

É possível afirmar que elas se tornaram importantes ferramentas de comunicação com os consumidores, capazes de atrair e fidelizar clientes. Mas o uso delas também oferecem outras vantagens, veja algumas delas:

  • Faz com que mais pessoas conheçam a marca
  • Funciona como um canal de atendimento
  • Possibilita o acompanhamento dos resultados
  • Incentiva o engajamento do público 
  • Permite visualizar os comentários de clientes sobre a empresa
  • Promove a fidelização dos consumidores
  • Viabiliza que a empresa conheça melhor seu público-alvo

Dicas para utilizar as redes sociais na divulgação da sua loja

Agora que você já compreendeu a importância das redes sociais para empresas, é hora de conferir informações significativas para que seu negócio consiga excelentes resultados no meio digital.

Para isso, a Best Center reuniu dicas essenciais sobre o assunto. Confira: 

Monte um perfil completo

O perfil da sua empresa nas redes sociais deve conter todas as informações necessárias sobre o negócio.

Isso inclui o nome da marca, descrição sobre a empresa e contatos (telefone, WhatsApp, e-mail, etc).

Quanto mais completo for o seu perfil, melhor. Dessa maneira você aumenta as possibilidades de contato e transmite mais segurança para quem ainda não conhece a sua empresa.

Faça um planejamento

Quando o assunto são as redes sociais para empresas é preciso se planejar. Assim como tudo em um negócio, todas as estratégias devem ser bem estruturadas e considerar diferentes fatores.

Esse é o momento de definir o que será publicado. Portanto, liste assuntos relacionados à sua marca, principais dúvidas dos clientes, produtos e serviços que serão divulgados, dicas que podem ser úteis para os seguidores, etc.

A partir desse planejamento é possível partir para a próxima etapa, o cronograma de publicações. 

Monte um cronograma

Após fazer o levantamento dos possíveis temas que podem ser utilizados nas redes sociais, é hora de organizar as ideias em um cronograma para começar a produzir o conteúdo.

Para otimizar o tempo, ao invés de produzir um material por dia, é melhor fazer tudo de uma só vez. Portanto, defina a periodicidade das produções (semanal, quinzenal, mensal).

Com os temas alinhados, é hora de criar o conteúdo. Para isso, use imagens, textos e vídeos que vão atrair a atenção do seu público nas redes sociais da empresa. 

Interaja com o público-alvo

Os conteúdos produzidos nas redes sociais para empresas devem ter como foco atrair a atenção dos consumidores e criar um bom relacionamento.

Por esse motivo, não basta apenas postar. É fundamental responder às mensagens e os comentários que os seguidores deixam no perfil das redes sociais do negócio, e estar atento tanto aos elogios quanto às críticas.

Com essas atitudes, os clientes terão uma boa impressão sobre sua empresa e o alcance da marca será impulsionado.

Analise os seus concorrentes

A concorrência tem muito a ensinar, seja com os erros que não devem ser repetidos ou com os acertos que podem servir de inspiração.

Dessa forma, ao falarmos de redes sociais para empresas, é indispensável ver o que as outras marcas do mesmo segmento fazem.

Por isso, verifique os números de seguidores, os tipos de conteúdos publicados, a frequência das publicações, os comentários nos posts, etc. Assim será possível analisar as oportunidades do que pode ser feito nas redes sociais da sua empresa.

Faça anúncios

Além de criar conteúdos orgânicos, é preciso pensar em publicações patrocinadas ou anúncios. Isso porque essas ferramentas colaboram para que a mensagem chegue até as pessoas certas.

Essa estratégia é importante porque permite que o orçamento possa ser controlado e a segmentação definida de acordo com o perfil que sua empresa deseja alcançar.

Assim, o investimento é mais assertivo, pois a publicação impactará um maior número de pessoas que estão realmente interessadas no que seu negócio oferece.

Gestão

Existem algumas plataformas que colaboram na gestão de redes sociais, como a Etus, a mLabs e o Postgrain.

Por meio delas é possível programar publicações, impulsionar posts, acompanhar resultados, interagir com os seguidores e muito mais.

Ao usar uma dessas ferramentas você otimiza o tempo, pois tem a maior parte das funcionalidades das redes sociais reunidas em um só lugar.

Com um gerenciamento de redes sociais eficiente os resultados serão melhores e colocarão a marca em evidência.

Acompanhe os resultados

Um dos pontos positivos das redes sociais é que elas permitem um acompanhamento em tempo real das ações realizadas.

Assim, é possível fazer ajustes em uma comunicação que não está com bom desempenho e  investir mais naquela que apresentou melhores resultados.

Os dados fornecidos pelas redes sociais ou plataformas de gerenciamento também permitem que a empresa conheça o comportamento do público-alvo no ambiente digital e realize ações baseadas nessas informações.

Gostou dessas dicas? Saiba que o melhor momento para iniciar seu planejamento é agora! Utilize esse artigo como base para construir sua estratégia e atingir seu público-alvo nas redes sociais com muito mais assertividade.

Esteja onde seu cliente está!

Seja nas redes sociais ou no ponto de venda, o lojista deve estar onde seu público-alvo se encontra.

Portanto, valorize o processo de escolha da localização de sua loja, pois essa decisão impactará diretamente nos resultados do seu negócio.

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