Checklist: Black Friday 2022 no varejo

19/10/2022 por Best Center

5 min

A Black Friday 2022 vem aí! Como de costume, o evento acontece na última sexta-feira de novembro e movimenta o setor varejista com descontos significativos e ofertas exclusivas. 

Em um outro conteúdo, a Best Center já falou sobre a importância das datas sazonais para o varejo. Afinal, elas proporcionam maior volume de vendas, criam vínculos com os clientes e ainda fortalecem a imagem da marca.

Entre essas datas sazonais, a Black Friday com toda certeza deve estar na lista das oportunidades que devem ser consideradas ao longo do ano.

Nesse conteúdo, a Best Center reuniu dicas importantes que vão colaborar para que os varejistas aproveitem a Black Friday 2022 da melhor forma e potencializem seus resultados com essa ação. Continue a leitura para saber mais.

Como surgiu a Black Friday

A Black Friday nasceu nos Estados Unidos para incentivar as vendas no comércio. Seu objetivo era dar vazão aos produtos parados em estoque e iniciar o período de vendas para o Natal.

Por lá, a ação se popularizou nos anos 90, porém, só nos anos 2000 se tornou uma grande potência no país. 

Já no Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 2010, quando 50 lojas do varejo resolveram participar da ação. Nesse primeiro ano o evento aconteceu somente no ambiente digital, mas nos anos seguintes, com o sucesso de vendas, as lojas físicas resolveram aderir à ação. 

O que esperar da Black Friday 2022?

De acordo com a Behup – Pesquisa Pós Black Friday 2021, no ano passado, 80% dos consumidores se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras de Black Friday.

Mas o que se espera da Black Friday 2022? Veja alguns dados importantes:

Para a Black Friday de 2022, 50% dos consumidores já afirmam que pretendem comprar algum produto (vs 47% em 2021).

Na classe A, esse número é ainda maior, 65% dos consumidores pretendem realizar alguma compra na data.

Categorias de maior intenção de compra para a Black Friday 2022

Os dados acima reforçam o poder dessa data para o varejo e se você ainda não considerou elaborar uma estratégia para esse evento, ainda dá tempo de se organizar para conseguir vender mais nesse período.

Abaixo, você encontra alguns dos pontos mais significativos que devem constar  no plano de ação para a Black Friday 2022.

Checklist: 14 pontos que você deve analisar para as ações da Black Friday 2022

Agora que você já está por dentro do contexto da Black Friday 2022, é hora de verificar tudo que deve ser considerado na estratégia para esse evento.

Se sua loja já se preparou previamente para essa ação, esse material te ajudará a verificar se está tudo alinhado. Mas se você ainda não pensou em algo, essa é uma oportunidade de ver o que ainda pode ser realizado para aproveitar a data. Confira:

  1. Onde a ação acontecerá

É preciso definir onde sua ação irá ocorrer. Na loja física, na loja virtual ou em ambas.

  1. Preferências do público

Identifique quais são os produtos que os seus consumidores mais desejam comprar nesse período.

  1. Otimização dos processos

Nessa época, o volume de vendas aumenta, por isso é preciso implementar  processos ágeis que otimizem as compras dos clientes e evitem filas.

  1. Planejamento do estoque

Planeje a média de venda e fique atento à saída dos produtos para verificar a necessidade de reposição. 

  1. Organização da logística

Garanta que as mercadorias vendidas na Black Friday 2022 serão entregues antes do Natal para não atrapalhar suas vendas.

  1. Definição do lucro

Defina preços que não vão abalar a saúde financeira da empresa. Negociar com fornecedores garantirá que a margem de lucro não seja afetada.

  1. Descontos verdadeiros

O consumidor atual busca e valoriza a transparência, portanto ofereça descontos e promoções reais para evitar frustrações.

  1. Destaque-se em meio aos concorrentes

Os descontos e as promoções são comuns no evento, então busque oferecer outras vantagens e se diferenciar em meio à concorrência.

  1. Comunicação visual

Use sua vitrine para atrair seu cliente e despertar o desejo de compra, para isso deixe evidente que sua loja faz parte da Black Friday 2022.

  1. Uso das redes sociais

Utilize as redes sociais para divulgar sua ação e também para tirar as dúvidas dos clientes por meio de mensagens.

  1. Varejo omnichannel

Integre o físico com o digital de forma que os canais de vendas e comunicação funcionem de maneira conjunta e sincronizada.

  1. Experiência do cliente

A fidelização é muito importante para uma loja, mas para isso você precisa garantir que a experiência dele com a sua marca seja ótima.

  1. Relacionamento com o cliente

Aproveite a data para estreitar o relacionamento com os seus consumidores e conhecer ainda mais suas preferências e necessidades.

  1. Transmita segurança

Muitas pessoas se sentem inseguras ao comprar durante a Black Friday, por isso é importante garantir e transparecer segurança para os clientes.

É hora de colocar a estratégia em prática

Nesse artigo você pôde conferir informações relevantes que devem ser consideradas para a Black Friday 2022. Essa é uma grande oportunidade para elevar seu número de vendas, melhorar o relacionamento com os consumidores e ainda fidelizar mais clientes.

Lembre-se também que o local em que sua loja está influencia diretamente na atração de clientes.

E para compreender melhor os impactos da localização nos resultados da sua loja, busque conhecer o geomarketing, uma estratégia que trará valiosos insights para seu negócio.

Saiba mais sobre esse tema por meio do e-book “Geomarketing: a importância da localização da sua loja”.

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