29/03/2023 por Best Center
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Existem diferentes formas de expandir um negócio, entre elas está a abertura de uma nova unidade. E se você considera essa estratégia de crescimento para a sua franquia, as notícias são ótimas!
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro cresceu 14,3% em 2022 — índice superior aos 12% projetados pela ABF. Com isso, pela primeira vez o faturamento das redes no país superou R$ 211 bilhões.
Ainda segundo a ABF, entre os principais fatores que contribuíram para o desempenho estão:
Conforme o levantamento, o número de redes de franquias registrou crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior. Com isso, o Brasil totalizou 3.077 marcas no ano passado frente a 2.882 no período anterior.
A pesquisa da ABF também mostrou que houve expansão no número de operações em 2022. O volume total cresceu 7,8% na comparação com o ano anterior, o que representa 184.354 unidades.
Esse cenário tão positivo indica que é um bom momento para abrir uma nova unidade. Por isso, a Best Center preparou esse conteúdo com alguns pontos que devem ser considerados ao longo desse processo. Boa leitura!
Antes de dar os primeiros passos para abrir uma nova unidade, é importante saber se o seu negócio está pronto para isso. Para ter essa certeza, é imprescindível acompanhar os indicadores de desempenho.
Também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), eles são métricas que colaboram para o entendimento dos resultados do negócio e indicam os melhores caminhos a serem percorridos. Se você deseja se aprofundar nesse tema, confira esse conteúdo que fizemos sobre o assunto.
Caso os indicadores de desempenho demonstrem que sua franquia está pronta para ter uma nova unidade, é hora de se atentar a alguns pontos. São eles:
Essa é uma das principais escolhas, visto que a localização e infraestrutura do ponto comercial impactam diretamente nos resultados da unidade. Alguns aspectos devem ser avaliados ao escolher o local que receberá sua nova unidade. São eles:
A Best Center considera todos esses fatores em seus centros comerciais e pode colaborar na expansão da sua empresa. Para saber mais, leia esse conteúdo.
A boa relação entre franqueador e franqueado é determinante para o sucesso de uma franquia. Afinal, ao fechar negócio um dependerá do outro e por esse motivo deverão implementar métodos para que esse relacionamento dê certo.
Nesse sentido, definir o perfil do franqueado ideal também é fundamental para encontrar pessoas alinhadas à cultura da empresa. Ele reúne as principais características que a franquia busca nos empreendedores que administrarão as demais unidades.
Independentemente de quantas unidades uma franquia tem, o padrão de qualidade deve ser mantido sempre. Assim, quando um cliente que já conhece a marca visitar uma nova unidade, ele não encontrará diferença no atendimento, produto ou qualquer outra característica,
Um fator que colabora para a qualidade ser mantida é a cultura organizacional, que contempla os valores, as condutas, as crenças e os comportamentos que movem uma organização.
Esse conceito, considerado a essência do negócio, deve ser compartilhado pelos membros da equipe e estar presente em todos os processos das unidades. Com uma cultura organizacional sólida e a equipe alinhada a ela, o padrão de qualidade tende a ser mantido de maneira eficiente e assertiva.
Primeiramente, é preciso transferir o know-how para o franqueado, de forma que ele consiga passar o conhecimento adquirido para seus colaboradores.
Depois, é importante fornecer o devido treinamento à equipe que estará na nova unidade, para que todos conheçam os processos. Além disso, os franqueados devem ter suporte constante da franqueadora.
Alguns materiais que podem colaborar nessa etapa são:
Certifique-se que a nova unidade contará com os mesmos fornecedores das demais lojas da franquia ou com outros que ofereçam produtos e serviços que não alteram o padrão de qualidade.
Realize alinhamentos com as empresas parceiras de modo que os prazos sejam respeitados, assim como a quantidade e qualidade do que será entregue.
Quando todos os demais pontos estiverem encaminhados, é hora de pensar na inauguração. Nesse momento é importante contar com uma equipe de marketing para estruturar a campanha de lançamento da nova unidade.
A comunicação deve ser pensada para atingir o público-alvo, de modo que os potenciais clientes saibam sobre a existência da nova unidade e tenham desejo em visitá-la.
Como mencionado anteriormente, um dos aspectos que devem ser considerados ao abrir uma nova unidade é o ponto de venda. Uma localização estratégica influencia diretamente nos resultados do negócio e essa escolha é muito importante!
Com o estudo de geomarketing, por exemplo, é possível definir o lugar que receberá sua loja com muito mais assertividade. Para contribuir com o sucesso da sua nova unidade, confira o e-book que a Best Center preparou sobre esse assunto:
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