Sustentabilidade no varejo: entenda a importância desse tema

22/11/2022 por Best Center

6 min

Sustentabilidade é um tema amplamente discutido há muito tempo, sobretudo nos últimos anos, quando os consumidores passaram a valorizar ainda mais as empresas que se comprometem com o tema. 

Por isso, o assunto desse conteúdo é a sustentabilidade no varejo e como implantar esse conceito em seu negócio.

As empresas devem estar sempre atentas ao comportamento do consumidor e saber como se adaptar às possíveis mudanças. Ao observar o cenário atual, podemos perceber que a sustentabilidade é uma das tendências do varejo que devem ser consideradas nos próximos anos, afinal, os clientes estão cada vez mais conscientes e buscam empresas que pensam assim como eles. 

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box em julho de 2022 reúne importantes insights sobre o tema. Confira:

75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. 54% dos consumidores preferem pagar mais caro por produtos mais naturais e que agridem menos o meio ambiente. Fonte: Opinion Box

Sustentabilidade e ESG são a mesma coisa?

Atualmente, uma sigla de três letras passou a ser tratada como sinônimo de sustentabilidade no meio corporativo. O termo ESG representa em inglês as palavras “environmental, social e governance”, que em português significam “ambiental, social e governança”.

Mas apesar de muitas pessoas atribuírem o mesmo sentido a esses dois termos, é importante saber o que cada um significa.

A sustentabilidade é a visão estratégica da empresa em um modelo de negócios que busca o equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade, com objetivo de gerar menos impactos negativos.

Já o ESG tem relação com a sustentabilidade ao produzir informações e evidências que revelam e comprovam a estratégia de uma empresa rumo a um modelo de negócio mais sustentável.

De acordo com o Sebrae,  pode-se dizer que o ESG está dentro da sustentabilidade, já que para uma empresa ser considerada sustentável é preciso implementar ou melhorar suas práticas de ESG.

Se no meio corporativo o ESG já é bem comum, como é a popularidade do tema entre os consumidores? A pesquisa mencionada acima também traz dados importantes sobre isso. Veja:

38% do público já ouviu falar sobre o que é ESG. 45% das pessoas entre 16 e 29 anos conhecem a sigla. Fonte: Opinion Box

Um outro dado que reforça a importância dessa prática para o varejo é que 67% dos consumidores têm o hábito, mesmo que apenas às vezes, de pesquisar as práticas de ESG das empresas antes de comprar delas.

A pesquisa também apontou que 57% dos consumidores não compram de marcas conhecidas por poluir a natureza.

Esses dados dizem muito sobre como as empresas devem se portar em relação aos novos hábitos dos consumidores, e se você quer saber como praticar a sustentabilidade no varejo, continue essa leitura.

A sustentabilidade no varejo

Agora que você já compreendeu a diferença entre sustentabilidade e ESG, é hora de falarmos mais a fundo sobre a sustentabilidade no varejo.

Da pequena à grande ação, o que realmente importa é ter a iniciativa de começar e a intenção de evoluir para fazer do mundo um lugar melhor.

Por isso, se você deseja que a sua empresa adote práticas sustentáveis, mas não sabe por onde começar, a Best Center te ajuda nesse processo. Veja como implementar a sustentabilidade no varejo:

Substitua o uso de sacola plástica

Essa é uma das grandes vilãs da decomposição e por isso deve ser substituída. Opte por sacolas de papel, biodegradáveis, reutilizáveis ou até mesmo caixas de papelão. Aproveite para conscientizar seus clientes e estimulá-los a escolher opções sustentáveis.

Invista em etiquetas eletrônicas

Etiquetas de papel precisam ser substituídas sempre quando o valor de um produto muda, o que aumenta o uso do material. Já com as tags eletrônicas é possível trocar o valor do produto sem que seja necessário trocar a etiqueta, basta atualizar no sistema.  

Disponibilize pontos de reciclagem

Baterias, óleo de cozinha, lâmpadas fluorescentes, aparelhos eletrônicos e medicamentos são alguns dos produtos que precisam ser descartados com cuidado. Sua empresa pode disponibilizar pontos de coleta para incentivar o descarte correto e colaborar com o meio ambiente.

Colabore com a coleta seletiva

Separar os resíduos colabora para que eles tenham o destino certo. Por isso, busque saber se em sua cidade há programas de coleta seletiva, cooperativas ou empresas que incentivam essa prática. Assim é possível colaborar com a reciclagem e reduzir o impacto ambiental.

Modere o uso de produtos descartáveis

A utilização de copos plásticos pode parecer inofensiva, mas em grande quantidade e a longo prazo, causa grandes impactos para a natureza. Portanto, conscientize seus colaboradores por meio de informativos e incentive o uso de garrafas de água e canecas.

Otimize o uso de energia elétrica

Invista em uma estrutura que aproveite ao máximo a luz do dia, opte por sensores de movimento que acionam as lâmpadas somente quando necessário, prefira equipamentos que tenham o selo de economia de energia, utilize lâmpadas de LED e ligue o ar-condicionado somente quando necessário.

Reduza o uso de água

Instale torneiras de pressão que reduzem o gasto desnecessário, prefira descargas com duplo acionamento que liberam o volume ideal de água, faça o reuso da água, tenha um sistema de armazenamento da água da chuva. Todas essas medidas colaboram para o uso consciente desse recurso natural.

Diminua o uso de papel

Identifique quais atividades necessitam de papel e verifique o que pode ser digitalizado. Isso inclui o gerenciamento de estoque, recibos, comunicação interna e impressões no geral. Além disso, incentive o reuso e a reciclagem dos papéis utilizados na empresa.

Por que pensar em sustentabilidade no varejo?

Existem diversos motivos que incentivam empresas a pensarem em ações que dizem respeito à sustentabilidade no varejo. Aqui, listamos três deles.

1 ➞ Não se pode caminhar em direção oposta ao que os consumidores buscam. Afinal, as pessoas sabem que se não reverem suas ações o quanto antes estarão colocando o futuro do planeta em risco. Por isso, a tendência é que empresas que não praticam ações sustentáveis sejam deixadas de lado pelos clientes. 

2 ➞ Ser sustentável realmente compensa. Tanto pela contribuição com o planeta quanto pela redução de desperdícios e otimização dos recursos, que resulta em menos gastos e mais lucros. Ao vender mais e gastar apenas o necessário, o empresário nota que a sustentabilidade é um bom negócio.

3 ➞ Quando uma empresa se mostra verdadeiramente preocupada com o impacto de suas ações no mundo e consegue transmitir isso ao seu público, ela não somente cria vínculos com pessoas que têm os mesmos interesses, como também agrega valor a sua marca.

Aqui você encontra tudo sobre varejo!

A sustentabilidade no varejo é um tema muito relevante que deve ser considerado nas estratégias de uma empresa. Salve esse conteúdo e compartilhe com outras pessoas que também precisam entender a importância desse assunto.

E se você gostou desse conteúdo, saiba que no Blog da Best tem muito mais! Lá você encontra notícias, tendências e dicas sobre o varejo que vão te ajudar a ter insights para o seu negócio.

Blog da Best: conteúdos pensados para você! Ver mais artigos

Você também pode se interessar: