24/11/2022 por Best Center
5 min
Quer saber se a sua franquia está no caminho certo ou se é necessário ajustar alguma estratégia? Conte com os indicadores de desempenho!
Os indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), são métricas que colaboram para o acompanhamento dos resultados de um negócio.
Por meio da análise desses indicadores é possível verificar as ações que trazem bons resultados e aquelas que devem ser alteradas.
No segmento de franquias, esses indicadores de desempenho são interessantes para os franqueadores, franqueados e colaboradores, assim, todos têm a oportunidade de ficar por dentro dos resultados da empresa e colaborar com novas ideias.
É importante dizer que para que os indicadores de desempenho sejam realmente úteis, eles devem estar alinhados aos objetivos do negócio. E se você ainda não sabe quais são fundamentais para o mercado de franquias, continue a leitura.
O mercado de franquias oferece excelentes vantagens tanto para os franqueadores quanto para os franqueados. Outra boa notícia é que os resultados desse setor têm se mostrado bem positivos. No segundo trimestre de 2022, por exemplo, ele apresentou crescimento de 16,8%.
Entretanto as projeções favoráveis para esse mercado não descartam a necessidade do acompanhamento dos indicadores de desempenho. Afinal, eles são extremamente relevantes para a criação de estratégias mais assertivas.
Esse é apenas um dos motivos para investir nesse acompanhamento, mas a Best Center separou outras três boas razões para você começar a olhar para suas métricas agora mesmo, confira:
Bom, após entender o que são os indicadores de desempenho e o quanto são importantes para um negócio, você deve estar curioso para saber quais deles devem ser considerados em uma franquia. Então vamos lá:
Retorno sobre o investimento (ROI)
Esse é um dos indicadores de desempenho mais importantes para uma empresa e serve para medir a eficiência das ações realizadas pela franquia.
A métrica, como o nome já diz, é utilizada para descobrir o retorno de um investimento, isso pode incluir o que foi gasto para inaugurar a unidade, assim como outras ações (marketing, treinamentos, contratações de profissionais, aquisição de softwares, etc).
Algumas variáveis que devem ser observadas são:
– Taxa de franquia
– Capital de giro
– Custos com instalações
– Qualificação do franqueado
– Tempo investido no trabalho
Volume de vendas
Como o nome já sugere, esse indicador se refere à quantidade de produtos ou serviços vendidos pela franquia em determinado período.
Essa é uma métrica essencial para o desenvolvimento da franquia, que também colabora para observar a produtividade da equipe e de cada colaborador. Além disso, ela também permite verificar os dias e os meses que os clientes mais compram.
Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil estabelecer metas, aproveitar oportunidades e corrigir possíveis erros que prejudicaram as vendas.
Mas lembre-se que essa métrica deve ser observada junto a outros indicadores de desempenho, pois, sozinha, não pode representar a saúde financeira da franquia.
Ticket médio
Esse indicador mostra o valor médio de cada venda realizada, assim como a média que cada cliente gasta na franquia.
Por meio dessa métrica o gestor consegue mensurar a performance de cada canal de vendas, identificar se as ações de marketing geraram bons resultados, se os vendedores estão com bom desempenho e se os produtos atraem os consumidores, por exemplo.
Custo de aquisição de clientes (CAC)
Por meio do CAC o gestor descobre o quanto é preciso gastar para adquirir um novo cliente.
Nesse caso, os potenciais consumidores não são considerados, pois o que deve entrar no cálculo é o número de clientes que realmente efetuaram uma compra na franquia.
Esse indicador de desempenho colabora para avaliar a viabilidade de um negócio. Caso o valor calculado seja muito próximo ao ticket médio, a lucratividade da empresa pode não ser suficiente para manter a unidade.
Net Promoter Score (NPS)
Os clientes são essenciais para um negócio, portanto, é fundamental medir o nível de satisfação deles em relação à empresa.
Isso pode ser realizado por meio de uma NPS, um método de pesquisa de satisfação que identifica a percepção dos clientes sobre uma determinada empresa.
Por meio dessa pesquisa, o gestor é capaz de identificar o que os consumidores gostam e o que deve ser melhorado.
Taxa de conversão de vendas
Esse indicador de desempenho mostra as oportunidades que se tornaram vendas. Isso significa que, entre os diversos potenciais clientes que manifestaram interesse em um produto, é possível descobrir o percentual daqueles que realmente compraram.
Assim, a eficiência da equipe de vendas fica mais clara para todos os envolvidos e possibilita adequação para ações futuras.
Indicadores de lucratividade
Essa métrica mostra a variação dos lucros da empresa em um determinado período. Ao analisá-la, o gestor poderá verificar como a margem de lucro se comportou com o passar dos meses.
Caso o número tenha diminuído, é importante verificar o que pode haver de errado e rever as estratégias.
Ao observar todos esses indicadores de desempenho você poderá potencializar os resultados da sua franquia e ir muito mais longe! Salve esse artigo e consulte-o sempre que precisar relembrar pontos importantes para suas análises.
Para você que achou esse conteúdo interessante, a Best Center indica um outro material complementar, ideal para quem atua ou deseja atuar no segmento de franquias.
O e-book gratuito sobre expansão de franquias traz um panorama do mercado e mostra os segmentos em ascensão. Vale a pena dar uma conferida!
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