Modelos de loja flexíveis que elevam a experiência do cliente

10/10/2025 por devlayer

4 min

Conveniência, personalização e experiências são alguns dos fatores que os consumidores mais valorizam atualmente. É justamente nesse cenário que os modelos de loja flexíveis ganham relevância e destaque.

Formatos como quiosque, pop-up store, contêiner e trailer surgem como aliados para empreendedores que buscam uma expansão ágil e de baixo custo, mas que também valorizam a construção de experiências memoráveis para os consumidores.

Modelos de loja flexíveis ainda permitem que os lojistas testem novos mercados, lancem produtos e se aproximem de diferentes perfis de público, o que contribui diretamente para estabelecer uma conexão emocional com a marca. 

Modelos de loja flexíveis: conheça algumas opções

No varejo, acompanhar as tendências de consumo é fundamental para que a empresa seja competitiva no mercado. Por isso, é preciso saber identificar oportunidades e, sempre que fizer sentido para o negócio, se adaptar a elas para se manter relevante.

Entre as inovações que fazem parte do varejo, estão os novos modelos de lojas que trazem muito mais flexibilidade para as marcas. Conheça alguns deles:

➜ Quiosque

Solução prática e de baixo investimento, ideal para ampliar a presença em locais com boa circulação, como corredores centrais e áreas de passagem.

➜ Pop-up store

Lojas temporárias que criam um senso de exclusividade e urgência. São ideais para testar novos produtos, regiões ou modelos de negócio. 

➜ Contêiner

Estruturas versáteis e modernas para marcas que buscam um espaço fixo, mas com agilidade na montagem e menor custo em comparação a uma loja tradicional.

➜ Trailers

Espaços móveis que podem ser deslocados conforme a necessidade da marca, o que facilita a presença em diferentes pontos e a aproximação de novos públicos.

Na Best Center, além dos formatos de lojas tradicionais — loja satélite, mega loja e loja âncora —, também contamos com espaços para quiosques, pop-up stores, contêineres e trailers. Oferecemos, também, a opção de locação temporária

Vantagens dos modelos de loja flexíveis

A escolha do formato mais adequado para uma empresa deve estar alinhada aos objetivos do negócio. Entretanto, é válido dizer que os modelos de loja flexíveis oferecem diversas vantagens. Conheça algumas delas:

Conveniência

Modelos de loja flexíveis permitem que a marca esteja onde seu público está, ofereça praticidade para os consumidores e facilite a jornada de compra.

Personalização

Formatos como quiosques, pop-up stores, contêineres e trailers permitem uma relação mais próxima com o cliente, o que facilita compreender suas preferências.

Experiências

Modelos de loja flexíveis se destacam em meio às lojas tradicionais e tornam a compra mais envolvente, além de fortalecer a conexão emocional com os clientes.

Expansão ágil e de baixo custo

Se comparados às lojas tradicionais, esses formatos demandam menos tempo para iniciar as operações e têm um custo inicial mais baixo.

Testar novos mercados

Modelos flexíveis de loja facilitam a entrada em diferentes regiões para testar o desempenho e permitem avaliar o potencial de consumo sem grandes riscos.

Lançar produtos

Para empresas que pretendem realizar lançamentos de produtos, esses formatos  atraem muita atenção do público e geram mais engajamento.

Mobilidade 

Formatos como trailers e quiosques móveis permitem mudar de local conforme eventos, sazonalidade ou comportamento do consumidor.

Adaptação às tendências

Por serem flexíveis, esses modelos de lojas podem ser ajustados com facilidade para compor estratégias alinhadas ao que está em alta no momento.

Localização: fator fundamental para o sucesso de uma loja

A localização de uma loja é mais que uma mera escolha, é fator estratégico para o bom desempenho de um negócio. 

Isso porque um ponto comercial bem localizado influencia diretamente na visibilidade da marca, no fluxo de clientes e, consequentemente, no faturamento.

Na Best Center — a maior incorporadora e administradora de centros de conveniência no Brasil — consideramos esse aspecto em cada um dos nossos empreendimentos.

Antes de desenvolver um novo centro de conveniência, realizamos um detalhado estudo de geomarketing. É por meio dessa análise que identificamos o perfil dos consumidores, avaliamos o potencial de consumo da região e compreendemos o que pode se esperar em relação ao fluxo de clientes.

Para saber mais sobre o geomarketing e sua relevância no varejo, baixe nosso e-book sobre o assunto.

Geomarketing decisões estratégicas com base no estudo da localização

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