Relação entre franqueador e franqueado é a chave para o sucesso de uma franquia

25/11/2022 por Best Center

4 min

O sucesso de uma franquia está diretamente ligado à relação entre franqueador e franqueado. E para que essa parceria seja efetiva, é preciso estar atento a alguns pontos relevantes, que foram reunidos nesse conteúdo.

Ao fechar negócio, ambos devem ter a consciência de que um depende do outro e, dessa forma, implementar métodos que façam esse relacionamento dar certo.

Quer saber como? Neste conteúdo você encontra dicas importantes sobre o assunto. Continue a leitura para conhecê-las.

Como manter uma boa relação entre franqueador e franqueado

Primeiramente, é preciso relembrar que o franchising é um modelo de negócio que exige colaboração e comprometimento dos envolvidos. 

De um lado está o franqueador, que busca investimentos para sua rede e deve trabalhar para que ela continue a crescer e render frutos para a franquia e todos os franqueados.

Do outro lado está o franqueado, que acreditou no projeto e deve realizar a gestão da unidade de forma que mantenha o padrão de qualidade e alcance bons resultados.

Ambos têm o mesmo interesse: o sucesso da franquia. Por esse motivo, devem trabalhar em conjunto e ter uma boa relação. Confira as dicas da Best Center para te ajudar nessa tarefa:

Objetivos em comum

Antes da parceria ser fechada, o franqueado passa por etapas que permitem ao franqueador avaliar se o mesmo se encaixa no perfil do franqueado ideal. Esse processo colabora para que haja uma identificação entre eles.

Ao longo da parceria, os objetivos do franqueador e franqueado devem caminhar juntos, pois as metas estabelecidas só serão atingidas se ambas as partes trabalharem em sintonia.

Transparência 

Para que as expectativas se mantenham alinhadas, a sinceridade deve estar presente ao longo de toda a relação entre franqueador e franqueado. Por isso as reuniões e alinhamentos são muito importantes e precisam ser realizadas periodicamente.

Nesses encontros, o franqueado deve mostrar o desempenho da franquia por meio de relatórios. Essa também é uma oportunidade para o franqueador trazer atualizações que colaborem com a evolução do negócio.

Treinamentos 

Uma das principais características de uma franquia é a padronização dos processos, que garante a qualidade do que é entregue ao cliente. E para alcançar bons resultados é fundamental investir em treinamentos.

Por meio deles, franqueador e franqueado têm a oportunidade de fortalecer a relação, pois podem  trocar conhecimentos e experiências que adquiriram ao longo de suas atuações profissionais.

Canais de comunicação eficientes

A comunicação é a chave de toda relação e para que ela aconteça de maneira fluida é preciso escolher canais de comunicação adequados para a franquia. Assim, o suporte e o funcionamento da unidade terão maior garantia de qualidade.

Portanto, para evitar desgastes entre franqueador e franqueado, escolha meios de contato que sejam acessíveis e práticos para todas as partes se comunicarem sempre que for necessário.

Cumprimento das responsabilidades

Franqueador e franqueado devem ter um compromisso com as obrigações fixadas em contrato. Por isso os dois lados devem ter conhecimento de quais são os direitos e deveres de cada um e praticá-los com êxito.

É importante reforçar que o descumprimento do combinado pode gerar grandes problemas. Entre eles está o dano à relação dos envolvidos e também o impacto negativo no desempenho da unidade. 

Busca pela inovação

Como mencionado anteriormente, franqueador e franqueado devem ter objetivos em comum para alcançar suas metas. Dessa forma, é essencial que eles se mantenham ativos na busca pela inovação.

Ao implantar novidades que se convertam em melhorias, os resultados beneficiarão não somente a unidade como também toda a rede, visto que as ideias podem ser replicadas para as demais lojas.

Quem mais precisa ler esse conteúdo?

Agora que você está por dentro dessas dicas, é hora de colocá-las em prática e desfrutar das vantagens que todas essas ações trarão para o seu negócio. 

Aproveite para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que também atuam no segmento de franquias.

E se você quer saber mais sobre expansão e novos negócios, a Best Center tem mais uma dica logo abaixo! 

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