Como engajar franqueados e elevar os resultados da sua franquia

04/07/2023 por Best Center

5 min

Em uma rede de franquias, os franqueados têm o papel fundamental de realizar a gestão da unidade e trabalhar para o sucesso do negócio. 

Por serem tão importantes para a rede, é essencial ter ações que os mantenham engajados e motivados com o exercício de sua função.

Neste conteúdo, você poderá descobrir as vantagens dessa estratégia e como colocá-la em prática. Boa leitura!

Fraqueado: o aliado que toda franquia precisa!

De acordo com o Sebrae, o franqueado é o empreendedor que detém o direito de uso de uma marca já estabelecida por meio de contrato firmado com o franqueador — aquele que desenvolveu o negócio e o transformou em franquia.

É o franqueado quem acredita no projeto e se responsabiliza por manter a cultura organizacional da empresa, assim como o padrão de qualidade da rede, por exemplo.

Para que os franqueadores tenham bons aliados nessa posição, é preciso ser assertivo na escolha de quem fará parte desse time. Dessa forma, ter um perfil do franqueado ideal bem definido colabora nesse processo.

A relação entre franqueador e franqueado é fator determinante para ter uma franquia de sucesso, portanto deve ser nutrida com muita atenção para que os franqueados se mantenham engajados.

A seguir você poderá conferir dicas relevantes sobre esse assunto. Continue a leitura para saber mais.

6 dicas para incentivar o engajamento dos franqueados

Franqueados engajados tendem a criar um vínculo a longo prazo com a franquia, colaboram ativamente com o fortalecimento da cultura da empresa e consolidam a reputação da marca.

Outras vantagens que podem ser mencionadas é o aumento da produtividade e o interesse em motivar suas equipes a terem um desempenho cada vez melhor.

Vantagens de ter franqueados engajados: Criam vínculo a longo prazo com a franquia Fortalecem a cultura da empresa Consolidam a reputação da marca São mais produtivos e trazem bons resultados Motivam suas equipes a melhorar o desempenho

Agora que você já conhece as vantagens de contar com franqueados engajados, é hora de saber como engajá-los. Confira essas seis dicas que vão te ajudar nessa missão:

01. Invista em treinamentos

O treinamento inicial é importante para inserir os franqueados no universo do negócio e transmitir informações importantes como o propósito, a missão, a visão e os valores da empresa.

Mas lembre que é importante realizar treinamentos regulares, não somente para transmitir conhecimentos sobre processos, como também para manter os franqueados envolvidos com a marca.

Tenha em mente que o contato próximo com os franqueados irá estimular a sensação de pertencimento, o que é fundamental para que eles se mantenham conectados à empresa.

02. Tenha uma comunicação assertiva

É imprescindível manter uma comunicação efetiva com os franqueados e demonstrar que a rede de franquia oferece o suporte necessário para todas as suas unidades. 

Para isso é importante disponibilizar diferentes canais de atendimento, de forma que os empreendedores consigam esclarecer suas dúvidas de maneira simples. Nesse caso, o uso de tecnologias oferece diversas facilidades. 

Assim é possível estreitar o relacionamento com os responsáveis de cada franquia e evitar que haja gargalos que podem resultar em conflitos e prejudicar a relação dos franqueados com a marca.

03. Pratique a escuta ativa

Aproveite cada reunião com os franqueados para mostrar seu interesse genuíno no que eles têm a dizer. Preste atenção em todos os comentários, sejam eles sugestões ou críticas.

É interessante fazer anotações ao longo das reuniões e responder atenciosamente aos questionamentos. Mostre vontade de levar adiante os insights compartilhados nesses encontros.

Com a escuta ativa, os franqueados tendem a se sentir mais confortáveis em revelar suas opiniões e contribuírem de fato com a criação de soluções que podem colaborar com o sucesso da franquia. 

04. Promova eventos

Uma excelente ideia para incentivar o engajamento é a realização de eventos que reúnam todos os franqueados das unidades da rede de franquias junto à diretoria da empresa. 

Esses encontros podem ser feitos de diferentes maneiras, como jantares, convenções ou até mesmo premiações. O contato permitirá trocas de experiências que beneficiarão uns aos outros.

Outra vantagem dessas ocasiões é que elas envolvem os empreendedores e estimulam o sentimento de pertencimento a uma comunidade que compartilha dos mesmos valores e motivações.

05. Realize premiações

O reconhecimento é uma das melhores formas de motivar as pessoas, principalmente quando é feito publicamente. Dessa forma, as premiações cumprem bem o papel de engajar os franqueados que se empenham pelo negócio.

Outro benefício que essa estratégia traz é a capacidade de motivar não somente os líderes premiados, como toda sua equipe de colaboradores que se sente parte dos resultados. 

Dessa maneira, outros franqueados terão o desejo de serem reconhecidos e se empenharão cada vez mais para alcançarem melhores resultados e conseguirem a premiação em outra oportunidade. 

06. Faça consultoria de campo

Como mencionado anteriormente, a relação entre franqueador e franqueado é primordial para o sucesso do negócio. Por esse motivo, é relevante evidenciar que existe uma parceria de verdade, em que ambos os lados colaboram.

Faça visitas às unidades para verificar o cumprimento dos padrões e constatar se a loja e seus respectivos colaboradores estão realmente alinhados à cultura organizacional. 

Mas não se esqueça que esse momento também é muito importante para fortalecer laços com os franqueados. Então busque compreender suas necessidades e propor soluções conforme o contexto de cada unidade.

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