Strip mall x Loja de rua: qual o melhor ponto comercial?

20/10/2023 por devlayer

6 min

Abrir uma loja ou expandir uma rede envolve uma busca pelo ponto comercial perfeito. Mas diante das opções existentes no mercado, é preciso analisar qual é o lugar mais adequado para o seu negócio. No meio dessa decisão, surge a pergunta: strip mall ou loja de rua?

A Best Center — especialista em strip mall — fez uma comparação entre estes dois modelos comerciais em que explora suas diferenças e vantagens para te ajudar a escolher o melhor ponto para sua loja. Confira nas linhas abaixo.

Strip mall ou loja de rua?

O strip mall, também conhecido como centro de conveniência, é um complexo comercial que une a comodidade de um shopping center à praticidade das lojas de rua. Projetado para facilitar as compras cotidianas, oferece acesso fácil e rápido a uma ampla gama de produtos e serviços complementares.

Esses centros estão estrategicamente localizados em áreas de alta densidade populacional, geralmente no trajeto de retorno para casa da maioria dos consumidores. Isso torna as compras diárias uma tarefa conveniente e sem complicações, proporcionando uma experiência mais confortável para os clientes.

Dessa forma, o strip mall reúne em um ambiente estratégico o melhor dos dois mundos: a diversidade de um shopping center e a acessibilidade das lojas de rua. Em contraste, as lojas de rua muitas vezes estão localizadas entre diversos estabelecimentos e pontos comerciais. Isso pode comprometer sua visibilidade e dificultar a proximidade com outras lojas, limitando a capacidade do consumidor de fazer compras em uma só parada. Nesse contexto, o strip mall se apresenta como uma solução eficaz para esse desafio.

Abaixo destacamos alguns benefícios do strip mall:

Vantagens de um strip mall em relação à loja de rua

Strip mall x Loja de rua

Ao decidir sobre o melhor ponto comercial, o varejista precisa considerar alguns fatores que influenciam na facilidade dos seus clientes para acessar sua loja. Esses pontos podem motivar a entrada do consumidor em um estabelecimento.

Confira as diferenças entre strip mall e loja de rua.

Segurança

Um dos primeiros fatores que inclinam os consumidores a entrarem em um strip mall é a segurança que eles proporcionam. Eles carregam essa mesma sensação de um shopping. 

Como é um empreendimento totalmente monitorado, toda a circulação de pessoas dentro desse ambiente é controlada por sistemas e agentes, permitindo que elas se sintam mais seguras e confortáveis para transitar pelos corredores e realizar suas compras.

Nas lojas de rua isso se torna um problema, visto que elas estão em áreas totalmente abertas, expostas, ou seja, passíveis de interferências externas.

Visibilidade

O strip mall pode proporcionar um aproveitamento de outras marcas para atrair público à sua. A loja de rua, porém, por estar “no meio” de outros empreendimentos aleatórios, pode ficar invisível aos olhos de quem trafega pela rua.

A concentração de lojas e serviços que se complementam apresenta uma grande oportunidade para aproveitar os diferenciais do seu negócio e impulsionar as vendas. 

Os clientes podem estar à procura de um determinado produto, que pode puxar outro e acabar sendo atraído pela sua loja — que eles talvez não conheciam anteriormente.

Recíproca geração de fluxo

A proximidade de outras lojas em um strip mall, além de aumentar a visibilidade, cria uma atmosfera de compras na qual os clientes podem visitar várias lojas em uma única viagem, o que aumenta as chances de compras por impulso e interações cruzadas com outros negócios.

Já na loja de rua, isso se torna inviável porque são dispostas de forma aleatória e não estrategicamente como em um strip mall.

Custo-benefício

Um fator quase decisivo para a escolha de um ponto comercial ideal é o preço. Entretanto, para se chegar ao entendimento do custo-benefício, é necessário considerar também o valor.

Diferente do preço, o valor é tudo que é agregado à experiência que o seu cliente terá. Ele pode mexer com o desejo dele — um dos fatores que impulsionam as pessoas às compras, além da necessidade.

Considerando isso, a escolha do seu ponto comercial deve envolver “tudo o que o seu cliente vai levar” ao optar pela sua loja. E o ambiente que você oferece para ele tem relação direta com isso.

Um strip mall pode ser o melhor investimento, pois você vai concentrar sua loja no local onde seu público está, o que aumenta a chance de retorno.

Comodidade

Parece ser um detalhe pequeno, mas se traduz em uma larga vantagem para o strip mall. 

Considere que o cliente, quando precisa comprar alguma coisa, pensa em como chegar até o local, quantas lojas vai visitar, se vai ficar muito tempo no ambiente e outros fatores — não apenas no produto que vai comprar.

Neste cenário, o strip mall reúne essas facilidades em um único lugar. Como geralmente são localizados em lugares de fácil acesso — próximos a pontos de ônibus e metrô, além de oferecer estacionamento — e trazem opções gastronômicas, eles atendem às necessidades que um consumidor tem.

Mas ao considerarmos a loja física, isso se torna um inconveniente. Pois nem sempre elas estão posicionadas ao lado de lanchonetes ou estacionamentos, o que exige um maior deslocamento do cliente — o que pode distanciá-lo da compra.

Como lojista, é importante atenuar todas as situações que afastem o consumidor de efetivar a compra. Então quanto mais confortável ele estiver, mais propenso a considerar a sua loja ele estará.

Além da comodidade para o cliente, o strip mall também leva o mesmo sentimento para o lojista, que não vai precisar se preocupar com a manutenção das áreas comuns, pois fica a cargo da administradora.

Estacionamento

Outro facilitador para o cliente que você deve considerar é a chegada dele ao local com seus veículos. O strip mall tem estacionamento dedicado aos consumidores, para que eles já “saltem” exatamente no lugar que ele precisa.

Na loja de rua, o cliente vai precisar pensar onde estacionar seu carro, e considerar fatores como segurança, custos e multas — fatores que o strip mall já oferece só em ter um espaço dedicado a isso.

Geolocalização

Apesar de ser parecido com o tópico “visibilidade”, a geolocalização, na verdade, subentende uma avaliação de localidade estratégica. O que isso significa? Que, ao pensar na escolha de um ponto comercial, deve-se observar a região em que ele estará.

Portanto, tanto ao considerar o strip mall ou as loja de rua, você precisa examinar se:

Considerações importantes para escolher entre strip mall e loja de rua

Todos esses fatores e muitos outros são considerados na inteligência estratégica do geomarketing, um princípio sempre utilizado pela Best Center na escolha dos centros comerciais para um empreendimento.

A empresa, que é a maior incorporadora e administradora de centros de conveniência no Brasil, reuniu em um e-book gratuito todos os detalhes sobre geomarketing que você precisa considerar na hora de escolher o melhor local para sua loja.

Baixe agora! É de graça.

CTA para blogpost sobre comparação entre strip mall e loja de rua

Você também pode se interessar:

Centro de conveniência, shopping center ou na rua: qual o melhor local para sua loja?

Leia mais > . 6 min