Satisfação do cliente: o que o consumidor valoriza em uma loja

15/01/2025 por Best Center

4 min

A satisfação do cliente pode ser alcançada de diferentes maneiras. Oferecer o melhor preço e ter produtos de qualidade são algumas formas de conquistar os consumidores.

Mas é importante lembrar que a decisão de onde comprar é influenciada por diferentes fatores além do preço e da qualidade. Neste conteúdo, reunimos alguns motivos que fazem os clientes escolherem comprar em uma loja — ou não. Confira!

1. Preço dos produtos ou serviços

De acordo com a pesquisa Tendências de Bens de Consumo para 2024, realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, 66% dos entrevistados afirmam que o preço influencia suas decisões de compra.

A pesquisa também mostra que 80% acompanham as promoções de produtos específicos que querem comprar.

Como indica a pesquisa, o preço é um aspecto determinante na decisão de compra e satisfação do cliente, entretanto, os lojistas precisam buscar equilibrar preço e qualidade. 

Produtos com preços muito baixos geram desconfiança em relação à qualidade, enquanto preços altos podem afastar os clientes ou até mesmo criar uma expectativa que, se não for correspondida, pode gerar insatisfação.

Por esse motivo, é preciso pensar na precificação de maneira estratégica, para alinhar o preço à sua respectiva qualidade, assim o cliente entenderá que o valor a ser pago é justo.

66% dos entrevistados afirmam que o preço influencia suas decisões de compra.

Fonte: Neogrid e Opinion Box

2. Qualidade dos produtos ou serviços

O relatório Tendências de Bens de Consumo para 2024 indicou que 60% dos entrevistados disseram que a qualidade influencia suas decisões de compra. Vale destacar que 75% dos participantes da pesquisa das classes A e B priorizam a qualidade, enquanto 57% das classes C, D e E valorizam esse aspecto.

Nem sempre é possível oferecer o preço mais baixo, mas a qualidade deve estar presente não só nos produtos e serviços oferecidos, como também em todos os pontos de contato do cliente com a marca.

Quando a loja se preocupa com a qualidade, ela aumenta a chance de satisfação do cliente, ainda tem a oportunidade de fidelizá-lo e conseguir indicações.

"A qualidade é lembrada muito tempo depois que o preço é esquecido." 
- Aldo Gucci

3. Experiência de compra

A cada dia que passa, os consumidores valorizam ainda mais a experiência que têm com as marcas. 

Os dados comprovam essa afirmação, afinal, segundo o Anuário CX Trends 2024: Atendimentos Personalizados, realizado pela Opinion Box em parceria com a Octadesk, 48% dos entrevistados dizem concordar totalmente com a afirmação “quando eu tenho uma boa experiência com uma marca, faço questão de elogiá-la publicamente ou indicá-la para amigos e conhecidos”.

Além disso, 30% dos entrevistados dizem concordar totalmente com a afirmação “eu prefiro escolher uma marca que me ofereça uma boa experiência, mesmo que eu tenha que gastar mais”.

5 maneiras de oferecer uma excelente experiência de compra 

1. Conheça seu público-alvo
2. Foque no atendimento de qualidade
3. Aprimore os processos da empresa
4. Mantenha o ambiente agradável
5. Garanta acessibilidade

4. Reputação da marca

A reputação de uma marca é construída ao longo de sua existência e reflete como os consumidores, colaboradores e parceiros enxergam a empresa.

Conforme dados de uma pesquisa realizada pelo Guia dos Melhores, uma plataforma de avaliação de produtos, divulgados no site de notícias MERCADO&CONSUMO, para 77% dos consumidores brasileiros, a reputação da marca é o fator que mais influencia na decisão de compra.

Uma boa reputação traz vantagens relevantes para o negócio, entre elas, confiança do cliente, fidelização, indicações, atração de pessoas interessadas em trabalhar e fazer parcerias com o negócio.

5. Localização 

Uma loja deve estar onde seus consumidores estão. Por isso é tão importante realizar um estudo prévio para entender qual público-alvo cada região atende e escolher aquela que faz sentido para sua estratégia.

Essa característica também está diretamente ligada à percepção de valor que as pessoas têm sobre a empresa. Isso porque o cuidado em escolher um ponto comercial de fácil acesso, seguro e com boa visibilidade, traz muitas vantagens e gera satisfação do cliente.

O papel do geomarketing no sucesso de um ponto comercial

A Best Center é a maior incorporadora e administradora de centros de conveniência no Brasil. Por isso, temos experiência em escolher lugares com potencial para receberem nossos empreendimentos.

Antes mesmo de escolher o terreno que receberá um novo strip mall, nossa equipe realiza um estudo de geomarketing que avalia diversos aspectos da região.

É por esse motivo que todos os nossos centros comerciais estão localizados em áreas com grande fluxo de pessoas e veículos, e oferecem facilidade de acesso.

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