09/12/2025 por Best Center
4 min
Quando você abrir a porta da sua loja no primeiro dia útil do ano, seu planejamento anual estará pronto para ser executado? Começar 2026 com tudo alinhado é o primeiro passo para trabalhar melhor e vender mais!
Um novo ano representa novas oportunidades de evoluir a sua empresa. Dessa forma, mapear, analisar e documentar aprendizados, resultados e planos para o futuro colabora para direcionar os esforços de toda a equipe no mesmo sentido e atingir os objetivos da melhor maneira.
Para te ajudar a elaborar seu planejamento anual para 2026, reunimos algumas dicas fundamentais, pensadas para quem busca melhores resultados no próximo ano. Confira:
Analise como foram as vendas do ano anterior, o desempenho das campanhas e a saída dos produtos. Assim será possível compreender possíveis ajustes de rota e adequar suas ações no planejamento anual.
Ao estabelecer metas, é importante considerar o conceito SMART, criado pelo consultor norte-americano George T. Doran, na década de 80. Uma meta deve ser:
S (específica) ➜ Saiba o que e como deve ser alcançado.
M (mensurável) ➜ Conte com indicadores para mensurar a evolução.
A (atribuível) ➜ Especifique quem é responsável pelo alcance da meta.
R (realista) ➜ Defina metas que de fato podem ser alcançadas
T (temporal) ➜ Estabeleça um prazo para alcançar a meta.
Para que o planejamento anual funcione bem, é preciso envolvimento de toda a equipe. Portanto, tenha uma comunicação clara em relação às metas estabelecidas e o papel de cada um na construção dos resultados. Lembre-se sempre de reconhecer os esforços para que seu time se mantenha engajado.
Datas comemorativas impulsionam as vendas do varejo. Mas é necessário compreender quais delas fazem sentido para o seu negócio. Realize esse levantamento para construir uma comunicação eficiente para ações promocionais, preparar o estoque e integrar essas ações ao seu planejamento anual.
A clareza sobre custos fixos e variáveis permite tomar decisões com mais segurança. Revise o fluxo de caixa, analise as margens de lucro e verifique se há possibilidade de negociar prazos e descontos com fornecedores para ter melhor custo-benefício.
Além das datas comemorativas, o clima, as tendências e os fatores econômicos também influenciam o comportamento de compra ao longo do ano. Entender os padrões de consumo dos seus clientes é essencial para ajustar o estoque de maneira estratégica.
O ponto de venda influencia diretamente no fluxo de clientes, na experiência de compra e nos custos operacionais. O planejamento anual é um bom momento para avaliar se o local em que sua loja está hoje é adequado para o seu negócio em relação ao tamanho, estrutura, localização e relação com o locatário.
Se você deseja abrir uma loja, mudar de endereço ou expandir o seu negócio, nossos empreendimentos são uma excelente opção. Neles você encontra:
✅ Localização estratégica
✅ Estrutura de qualidade
✅ Mix de lojas que se complementam
✅ Equipe de gestão qualificada
✅ Custo-benefício vantajoso
Além dos formatos de lojas tradicionais — loja satélite, mega loja e loja âncora —, também contamos com espaços para modelos de loja flexíveis, como quiosques, pop-up stores, contêineres e trailers.
E se você precisa de um espaço por curto período, oferecemos a opção de locação temporária.