Expansão: saiba o que é preciso para franquear o seu negócio

11/04/2023 por Best Center

7 min

Entre as diferentes formas de expandir um negócio, franquear uma empresa tem se mostrado uma boa opção — e os números comprovam isso!

Conforme estudos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro cresceu 14,3% em 2022, índice superior aos 12% projetados pela ABF.

As vantagens desse modelo de negócio são muitas e você conhecerá algumas delas nesse conteúdo. Também poderá conferir quais são as etapas necessárias para transformar o seu negócio em uma franquia.

Boa leitura!

Saiba como franquear o seu negócio

Se o seu negócio tem apresentado bons resultados, franquear pode ser uma excelente opção. Por meio do franqueamento, a empresa não somente poderá se desenvolver mais rápido, como terá acesso a diversas outras vantagens. Confira quais são elas:

 

Vantagens de franquear sua empresa ☑ Rápida expansão do negócio ☑ Consolidação da marca no mercado ☑ Redução de custos devido ao investimento de terceiros ☑ Rentabilidade por meio de royalties ☑ Menores custos com a expansão e manutenção ☑ Regulamentação de processos ☑ Padronização da qualidade do produto/serviço

 

Antes de tomar a decisão de franquear o seu negócio é muito importante saber se a sua empresa está pronta para entrar no mercado de franquias.

A análise de franqueabilidade te ajudará nesse processo, pois envolve aspectos como:

  • Estrutura da empresa 
  • Posicionamento de mercado
  • Concorrência 
  • Potencial de vendas 
  • Diferenciais do produto/serviço
  • Melhorias que devem ser realizadas
  • Modelo financeiro 
  • Transferência de know-how

Se, após analisar todos esses fatores, você está certo de que franquear a sua empresa é um caminho viável, é hora de se atentar aos seguintes passos:

Registro da rede

Ao franquear sua empresa, certifique-se que a marca está liberada para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPQ).

De acordo com o Portal da Indústria, a propriedade industrial  garante o direito de exploração do objeto protegido com exclusividade. Assim, funciona como um meio para incentivar inovações e criar condições favoráveis ​​para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. 

Com o direito de exclusividade, os titulares de propriedade industrial conseguem impedir que outras empresas explorem economicamente o objeto da proteção.

O titular de uma patente pode impedir que um concorrente venda um produto idêntico ao seu, com a mesma tecnologia. E o titular de uma marca pode impedir que um concorrente venda um produto com marca idêntica ou similar à sua.

Plano de negócio

Para garantir o sucesso da franquia, é fundamental elaborar um documento que mostre como é o funcionamento do negócio. Esse material deverá conter informações como:

  • Valor do investimento para abrir uma unidade
  • Produtos ou serviços oferecidos pela franquia
  • Potencial de lucro da unidade
  • Prazo de retorno do investimento feito pelo franqueado
  • Royalties sobre o faturamento da franquia

Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Lei determina que o franqueador deve fornecer ao franqueado a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento deve ser elaborado por um advogado e seguir as indicações presentes nas leis de franquias do Brasil.

Esse material deve reunir os direitos e deveres das partes envolvidas. De acordo com a Central do Franqueado, alguns pontos obrigatórios da COF são:

  • Apresentação geral da franquia e de suas atividades
  • Qualificação completa do franqueador e das empresas a que esteja ligado
  • Empresas diretamente relacionadas ao negócio
  • Balanços e demonstrações financeiras relativas aos dois últimos exercícios
  • Pendências judiciais
  • Descrição detalhada da franquia e das atividades que serão desempenhadas pelo franqueado
  • Envolvimento necessário do franqueado e o perfil ideal para gerir uma unidade
  • Investimento e taxas
  • Especificações quanto à localidade de instalação
  • Informações sobre a obrigação do franqueado de consumir produtos de fornecedores indicados pela franqueadora
  • Direitos de suporte e acompanhamento, oferecidos pelo franqueador
  • Contato de todos os franqueados da rede e uma relação daqueles que se desligaram nos últimos 12 meses

Padronização dos processos

Um cliente não deve notar diferença na qualidade do produto, do serviço, do atendimento ou da estrutura entre uma unidade e outra. É por isso que o padrão de qualidade das franquias é fundamental para o sucesso do negócio. 

Portanto, aqui estão algumas dicas para garantir a padronização dos processos e em todas as unidades:

  1. Mapeie todos os processos e crie manuais. Alguns exemplos são:
  • Manual de implantação
  • Manual de operações
  • Manual de marketing e vendas
  • Manual de administração
  • Manual de identidade visual
  1. Tenha um checklist para que as equipes utilizem ao executarem os processos
  2. Ofereça treinamentos para capacitar o franqueado e sua equipe
  3. Monte uma estratégia de cliente oculto para avaliar as unidades
  4. Realize auditorias para garantir que as unidades estão conforme o padrão
  5. Ofereça suporte constante aos franqueados

Outro fator que deve ser considerado ao franquear uma empresa é a importância da cultura organizacional em uma rede de franquias e o quanto ela pode agregar na padronização das unidades.

Esse conceito diz respeito aos valores, as condutas, as crenças e os comportamentos que movem uma organização e devem ser compartilhados por todos os seus membros.

A cultura organizacional é a essência do negócio. Ela colabora para: ☑ Garantir o padrão de qualidade ☑ Manter os envolvidos engajados com os objetivos da empresa ☑ Fortalecer o posicionamento da marca no mercado

Planejamento financeiro

Para franquear uma empresa é preciso ter um planejamento financeiro muito bem estruturado.

Com ele é possível ter um controle de gastos a curto, médio e longo prazo, projetar os ganhos e gastos e, por fim, organizar as finanças para alcançar os objetivos do negócio. 

Para ter melhores resultados, três elementos devem ser considerados no planejamento financeiro para uma franquia. São eles:

  • Reserva de emergência 
  • Controle do fluxo de caixa
  • Plano de ação

Escolha do franqueado

A relação entre franqueador e franqueado é a chave para o sucesso de uma franquia. Por esse motivo, a escolha das pessoas que conduzirão as unidades deve ser bem criteriosa.

Para que essa decisão seja assertiva, é imprescindível criar o perfil do franqueado ideal, que reúne as principais características que a empresa busca nos empreendedores.

Assim, as chances de haver maior compatibilidade entre franqueador e franqueado aumentam consideravelmente, o que colabora para que ambas as partes caminhem juntas para obter melhores resultados.

O perfil do franqueado ideal deve ser traçado de acordo com fatores específicos de cada franqueadora. Entretanto, alguns aspectos gerais devem ser considerados em todos os perfis:

  • Conhecimento em gestão
  • Entusiasmo com o negócio
  • Bom relacionamento interpessoal
  • Capacidade de motivar equipes
  • Disciplina para seguir padrões
  • Identificação com a cultura da empresa

“A relação entre franqueador e franqueado é a chave para o sucesso de uma franquia”

Plano de marketing

Para as pessoas conhecerem sua franquia, é importante investir em estratégias de marketing. Tanto para atrair clientes para as novas unidades quanto para buscar outros franqueados.

Como a padronização é peça-chave nas franquias, nessa área não poderia ser diferente. Portanto a comunicação deve prezar por manter a linguagem da marca sempre.

Nesse momento, considere contar com uma equipe especializada em marketing para estruturar as campanhas da empresa.

Pontos de venda

Ao franquear a empresa, sua marca estará presente em diversas unidades. Por esse motivo, é necessário ir em busca de locais bem estruturados, em regiões promissoras, para receberem as novas lojas da franquia. A escolha deve ser estratégica e, portanto, considerar fatores como:

  • Localização do ponto de venda
  • Potencial de desenvolvimento econômico da região
  • Lojas concorrentes ou complementares ao redor
  • Custo-benefício do aluguel
  • Infraestrutura e segurança do local
  • Polos geradores de fluxo no entorno 

Para colaborar na expansão das marcas, a Best Center emprega inteligência estratégica em suas ações e considera todos os aspectos mencionados acima para oferecer as melhores opções em centros de conveniência.

O caminho ideal para expandir sua loja de forma eficiente

Se você gostou desse conteúdo e quer se aprofundar no assunto, a Best Center desenvolveu um e-book especialmente para quem deseja dar o primeiro passo para expandir a marca.

Nele é possível conferir um panorama do mercado de franquias, conhecer os segmentos que estão em alta e os princípios para um plano de expansão assertivo. Baixe o material e confira!

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