10/01/2026 por Best Center
4 min
Se você é ou deseja ser um empreendedor na área do varejo e busca um mercado menos saturado e com alto potencial de consumo, as franquias em cidades pequenas são uma excelente opção.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 48% das franquias no Brasil têm operações em municípios com menos de 500 mil habitantes, e o número de unidades no interior cresceu 12% em 2024. Os dados mostram que a expansão das marcas para além das capitais tem se consolidado e pode ser uma boa estratégia para quem deseja investir em uma franquia.
Essa migração dos centros urbanos para o interior oferece importantes vantagens, mas também demanda uma análise profunda para entender o mercado e saber como se adequar a ele. Neste conteúdo você compreenderá melhor o assunto. Boa leitura!
Se as empresas estão direcionando o foco das suas operações para o interior, é porque as franquias em cidades pequenas têm dado resultado. E o motivo desse sucesso pode ser resumido em três grandes vantagens, confira:
No interior, o comércio tende a ser menos saturado, o que abre espaço para as marcas trazerem novidades para o local. Ao optar por franquias em cidades pequenas, os empreendedores têm a oportunidade de construir autoridade local e se destacarem em seus segmentos.
As franquias em cidades do interior conseguem ter uma relação mais próxima e humanizada com seus consumidores. Isso colabora para compreender melhor suas necessidades, gerar conexão e estabelecer vínculos com a comunidade. Tudo isso resulta em maior engajamento e fidelização.
O preço que as marcas pagam para estar em grandes cidades é alto e o retorno nem sempre é proporcional. Custos elevados como aluguel, operações e mão de obra geram impactos nos resultados. No interior, essas despesas tendem a ser mais enxutas, o que melhora a margem de lucro e torna o negócio mais sustentável.
O sucesso de toda estratégia depende de um planejamento bem feito. Por esse motivo, é importante validar alguns pontos para entender se as franquias em cidades pequenas se encaixam nos objetivos do empreendedor. Confira alguns deles:
Sobre a relação com a franqueadora:
➜ Buscar uma franquia com reputação no mercado e que seja coerente para a realidade local.
➜ Verificar se a franquia escolhida tem um bom desempenho em outras cidades do interior.
➜ Entender se o franqueador consegue oferecer um bom suporte para franquias em cidades pequenas
Sobre a relação com os clientes
➜ Realizar pesquisas para compreender o comportamento dos consumidores da região.
➜ Analisar se o produto ou serviço oferecido é adequado para a cidade ou precisa ser adaptado para a região.
➜ Pensar em uma comunicação que se conecte com o contexto, os valores e a cultura local.
As microfranquias fazem parte de um modelo de negócio que acompanha a mesma lógica do franchising tradicional, entretanto, necessitam de um investimento inicial reduzido. Por isso, se encaixam perfeitamente para quem deseja abrir franquias em cidades pequenas.
Assim, é possível ter uma unidade com respaldo de uma marca já estabelecida no mercado, porém, com um gasto menor, se comparado ao que seria pago para abrir uma unidade de franquia convencional.
A localização do ponto de venda é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Portanto, é fundamental buscar um lugar com grande circulação de pessoas. Um strip mall, por exemplo, oferece essa vantagem, além de contar com um mix de lojas estratégico, que proporciona geração de fluxo entre lojas.
A Best Center tem experiência de mais de dez anos em centros de conveniência e conta com diversas opções de empreendimentos no interior. Conheça alguns deles

