Estratégias de crescimento: as diferentes formas de expandir um negócio

30/01/2023 por Best Center

5 min

Se você atua no segmento de expansão e novos negócios, esse artigo pode te ajudar! A Best Center reuniu algumas estratégias de crescimento que podem colaborar significativamente nesse processo.

A expansão é um momento muito esperado pelos empreendedores, e quando finalmente chega a hora de pensar nesse assunto, podem surgir algumas dúvidas sobre qual a melhor forma de expandir um negócio.

Acompanhe o conteúdo abaixo para saber mais. Boa leitura!

Estratégias de crescimento

No processo de expansão, o primeiro desafio é compreender qual a melhor forma de fazer o negócio crescer. Mas uma coisa é certa: é preciso ser estratégico para dar os próximos passos.

Por isso, antes de falar sobre as estratégias de crescimento, veja o que deve ser avaliado antes de expandir o seu negócio:

  1. Analise o contexto atual da empresa
  2. Entenda como o mercado está
  3. Conheça muito bem seu público-alvo
  4. Estabeleça as metas que devem ser alcançadas
  5. Verifique as possibilidades de expansão
  6. Faça seu planejamento estratégico

Agora que você já conheceu as etapas que devem ser consideradas ao longo desse processo, é hora de saber quais estratégias de crescimento podem representar uma oportunidade para a empresa se desenvolver:

Diversificação de produtos

Quando o assunto são as estratégias de crescimento, uma delas está mais próxima do que você pode imaginar: nas prateleiras da loja. É possível expandir o negócio por meio da diversificação de produtos ofertados.

Mas, atenção ao colocar essa ideia em prática. Para que ela dê certo e resulte em maior número de vendas, é necessário analisar quais mercadorias são coerentes para o público-alvo.

Portanto, ao montar o mix de produtos, é fundamental seguir uma lógica que colabore com o que já é oferecido no comércio.

Ampliação dos canais de vendas

Optar pela atuação em diferentes canais de venda é uma maneira de expandir a empresa e alcançar melhores resultados. Entretanto, assim como falado no tópico anterior, é preciso escolher os canais que fazem sentido para o público-alvo.

Uma das estratégias de crescimento que está entre as tendências do varejo que devem ser consideradas nos próximos anos é o omnichannel, que consiste na integração dos canais de vendas e comunicação de um comércio.

Algumas opções de canais de venda para o varejo físico são as lojas virtuais, os marketplaces, os aplicativos e as redes sociais, por exemplo.

Fusão ou aquisição de um negócio 

Entre as estratégias de crescimento, essa opção fornece um caminho para as empresas que desejam expandir de maneira mais rápida, já que por meio da fusão ou aquisição é possível aproveitar uma estrutura que já existe.

No caso da fusão, é importante buscar negócios que atuem de forma similar à sua empresa e tenham valores parecidos com os da marca para que o trabalho em conjunto gere bons resultados.

Já em caso de aquisição, é preciso considerar que os gastos são maiores, mas também oferecem possibilidades mais amplas de aumentar os lucros.

Novas unidades ou franquias

Antes de optar por uma dessas estratégias de crescimento, é fundamental analisar o contexto do negócio e ver se ele realmente está pronto para ser expandido. Veja alguns indicadores que devem ser observados nesse processo:

  1. O segmento de atuação está em expansão
  2. O negócio tem um bom fluxo de caixa e as finanças são sólidas
  3. As metas da empresa são batidas
  4. A taxa de fidelidade de clientes é boa
  5. A empresa tem uma equipe sólida

Se o negócio atende a todos esses requisitos, é hora de pensar em levar a marca para outras localidades e alcançar novos clientes. Isso pode ser feito ao abrir novas unidades ou expandir por meio do franchising.

E quando assunto é o mercado de franquias, as expectativas são muito boas! Afinal, de acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), no 2º trimestre de 2022 houve um crescimento de 16,8% no setor.

Para saber se uma empresa está pronta para entrar no mercado de franquias, esse conteúdo pode ajudar: clique aqui.

O papel da Best Center na expansão de negócios

Para colaborar na expansão dos negócios, a Best Center oferece as melhores opções de centros comerciais, estrategicamente localizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Localizados em regiões com alto potencial de desenvolvimento econômico Contam com mix de lojas complementares Oferecem infraestrutura de qualidade e excelente custo-benefício Têm uma equipe de gestão altamente especializada Proporcionam segurança para as empresas e seus clientes Recebem um alto fluxo de pessoas gerado por grandes marcas

Para saber mais sobre como a Best Center pode colaborar na expansão das empresas, esse artigo reúne todas as vantagens: clique aqui.

E se você quer entender melhor como os strip malls, conhecidos como centros de conveniência no Brasil, se encaixam na estratégia de expansão, esse conteúdo esclarecerá todas as suas dúvidas: clique aqui.

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