Tudo que você precisa saber sobre a jornada de compra no varejo

14/02/2023 por Best Center

5 min

A jornada de compra é o caminho que o potencial cliente percorre desde o momento em que entende que tem uma necessidade até a concretização da compra do produto ou serviço que solucionará seu problema.

Compreender as etapas desse percurso é fundamental para o varejo, pois permite que o lojista consiga identificar em que estágio cada consumidor está e oferecer a informação certa no momento adequado. Assim, é possível elaborar estratégias efetivas e proporcionar uma experiência de compra satisfatória.

A abordagem de um cliente que não conhece a marca deve ser diferente da utilizada para interagir com aquele que já se relaciona com a empresa. E se você ainda não sabe como distinguir as fases desse processo, a Best Center te explica isso e muito mais!

Vantagens de conhecer a jornada de compra Compreenda melhor as necessidades dos seus consumidores Identifique os canais de comunicação mais adequados Reduza as falhas de interação com potenciais clientes Construa uma relação mais próxima com seu público Incentive o engajamento dos clientes com a sua marca Entenda as percepções que os clientes têm sobre seu negócio Saiba qual a abordagem correta para cada etapa da jornada de compra Potencialize as vendas da sua loja

As etapas da jornada de compra

Com tantas vantagens assim, é impossível não querer implementar uma estratégia focada na jornada de compra, não é mesmo? O primeiro passo é conhecer as diferentes etapas desse processo. Veja quais são elas:

Aprendizado e descoberta

Nessa primeira etapa da jornada de compra o cliente ainda não reconheceu que tem um problema e também não sabe que precisa de um determinado produto ou serviço para solucioná-lo.

Como ele ainda está no processo de entender sua necessidade e descobrir que há uma solução para ela, esse é o melhor momento para ajudá-lo a compreender que realmente precisa de algo.

Isso pode ser feito por meio de estratégias de inbound marketing, que consiste em atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante, usando e-mails, redes sociais e criando conteúdos para blog, assim como este.

Reconhecimento do problema

A partir da segunda etapa, o consumidor começa a ter consciência sobre o problema. Cabe a sua empresa torná-lo ainda mais claro e mostrar que essa necessidade precisa ser resolvida.

Nessa fase, o conteúdo de valor continua sendo muito importante para nutrir o relacionamento com o cliente e guiá-lo ao longo das próximas etapas da jornada de compra.

Dessa forma, sua empresa transmitirá confiança, já que será responsável por mostrar tanto a dor quanto o remédio. Lembre-se que essa etapa é decisiva para que o consumidor defina se dará prosseguimento à aquisição da solução.

Consideração da solução

Nesse momento, o cliente já está convencido de que tem um problema e precisa resolvê-lo. É nessa etapa da jornada de compra que o consumidor começa a analisar as opções disponíveis para atender sua demanda.

Portanto, sua empresa deve adotar uma estratégia de venda um pouco mais incisiva, com o objetivo de convencer que o seu produto ou serviço é a opção mais adequada para o que o consumidor precisa.

Se a sua empresa esteve presente nas etapas anteriores, a chance de o cliente optar por ela é bem maior, já que uma relação de confiança foi estabelecida. Aproveite para mostrar detalhes da solução e destaque os diferenciais. 

Decisão de compra

A última etapa é marcada pelo momento em que o cliente decidirá qual produto ou serviço é mais adequado para suprir suas necessidades e então concretizará a compra em um determinada empresa.

É comum que surjam alguns obstáculos nessa fase, como o preço e as condições de pagamento, por isso, busque constatar quais são as possíveis objeções e ofereça possibilidades para que o cliente não decline da compra. 

Não se esqueça que, apesar dessa ser a última etapa da jornada de compra, não significa que o relacionamento com o cliente termina aqui. Dessa forma, cuide para que o pós-venda seja eficiente e busque a fidelização do consumidor.

Construa a jornada de compra da sua loja

A jornada de compra possibilita que o lojista tenha muito mais assertividade em suas estratégias. Isso porque, ao compreender as etapas mencionadas acima, as ações tendem a ser melhor direcionadas. 

Entenda quais pontos devem ser observados ao construir a jornada de compra para sua loja:

  1. Saiba quem é o seu consumidor ➜ o primeiro passo é conhecer seu público-alvo e ter uma visão básica e mais generalizada sobre as pessoas que se interessam pela sua marca.
  2. Defina sua buyer persona ➜ com base em um estudo mais profundo sobre seu público-alvo, construa uma representação semifictícia do cliente ideal. Para saber como fazer isso, esse conteúdo vai te ajudar.
  3. Escolha os melhores canais ➜ agora que você já conhece o perfil dos seus clientes, fica mais fácil escolher quais canais são mais adequados para cada etapa da jornada de compra.
  4. Mapeie a jornada ➜ identifique e estabeleça os pontos de contato com o cliente em todas as fases e determine qual a abordagem correta para cada momento da jornada de compra.

A estratégia sempre será o caminho!

O empreendedor deve estar sempre em busca de novas e melhores formas de fazer algo. Por isso, se você gostou desse conteúdo, a Best Center indica a leitura de outro material que te proporcionará importantes insights.

O e-book “Geomarketing: a localização da sua loja e o impacto nos resultados” traz um conteúdo focado em estratégia geográfica. Um aspecto que, assim como a jornada de compra, também permite que você alcance melhores resultados para sua empresa. Clique e confira:

Geomarketing: a estratégia que faz a diferença!

Você também pode se interessar:

Conheça as tendências do varejo que devem ser consideradas nos próximos anos

Leia mais > . 9 min