A importância da cultura organizacional em uma rede de franquias

14/02/2023 por Best Center

5 min

Em uma rede de franquias, manter o padrão de qualidade é fundamental. E para alcançar esse objetivo é importante estar atento a diferentes aspectos relacionados à empresa, um deles é a cultura organizacional.

Esse conceito contempla os valores, as condutas, as crenças e os comportamentos que movem uma organização e devem ser compartilhados por todos os seus membros. 

Considerada a essência do negócio, a cultura organizacional é importante para manter os envolvidos engajados com os objetivos da empresa e fortalecer o posicionamento da marca no mercado. 

Por esse motivo, é essencial que ela seja considerada em todos os processos, como a escolha do franqueado, seleção de funcionários e demais decisões estratégicas da rede.

Com uma cultura organizacional sólida e a equipe alinhada a ela, a padronização das franquias se torna mais eficiente e assertiva. Com isso, as chances dos potenciais clientes e colaboradores perceberem e se identificarem com a postura da marca se torna muito maior.

O papel do franqueador na criação da cultura organizacional

Uma das figuras mais importantes na definição da cultura organizacional de uma rede de franquias é o seu fundador. Isso porque, ao criar a empresa, ele tem a visão de como ela deve ser. 

Alguns dos principais papéis que o franqueador deve desempenhar para manter a cultura organizacional do negócio viva são:

  • Contratar colaboradores alinhados ao posicionamento da empresa
  • Envolver os franqueados e toda a equipe com a cultura organizacional
  • Engajar a equipe com a cultura organizacional por meio do seu exemplo 
  • Buscar franqueados que se adéquem aos objetivos da empresa

Para atender esse último requisito, é primordial ter um perfil do franqueado ideal muito bem definido. Saiba mais sobre o assunto nesse conteúdo.

Qual a importância da cultura organizacional para sua franquia?

De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela consultoria PWC, 66% dos executivos e gestores acreditam que atualmente a cultura organizacional é tão importante quanto as estratégias e o modelo operacional da empresa. 

Criar e implementar uma cultura organizacional bem estruturada e cultivá-la no ambiente de trabalho traz diversos benefícios, não somente para a rede de franquias, como também para seus colaboradores. 

Abaixo, você encontra algumas vantagens que essa estratégia pode proporcionar:

Cria um diferencial competitivo ➜ em meio aos concorrentes, a organização poderá ser facilmente identificada pelo seu posicionamento.

Promove a união da equipe ➜ os colaboradores entendem que há um objetivo em comum e o interesse deixa de ser individual e passa a ser coletivo.

Padroniza processos ➜ as funções de cada um e a forma como elas devem ser desempenhadas ficam mais claras para todos.

Influencia o comportamento da equipe ➜ é possível moldar as atitudes da equipe conforme o que a empresa espera de cada colaborador.

Determina limites ➜ os colaboradores tendem a assimilar as regras com mais facilidade, sem a necessidade de uma imposição mais dura.

Facilita a contratação ➜ com uma cultura organizacional definida, a seleção de colaboradores passa a ser alinhada ao que a empresa espera deles.

Melhora a retenção de talentos ➜ quando o funcionário se identifica com os valores da empresa, as chances dele desejar pedir demissão diminuem. 

Torna o ambiente de trabalho mais agradável ➜ ao ter uma equipe formada por pessoas com os mesmos objetivos, o clima se torna mais harmônico.

Aumenta a sensação de pertencimento ➜ os colaboradores sentem que fazem parte de um grupo com os mesmos propósitos.

Melhora a produtividade ➜ funcionários satisfeitos se dedicam mais às suas demandas.

Quanto custa a falta de uma cultura organizacional?

Mais do que criar uma cultura organizacional, é preciso se comprometer em fazer com que ela esteja presente em todas as ações da empresa.

A pesquisa “Raio-X da Cultura Organizacional“, realizada com 222 profissionais de empresas de diferentes tamanhos e segmentos, por exemplo, mostra que a cultura é importante, mas não há ações para desenvolver o tema de forma concreta nas empresas.

88% dos pesquisados consideram a cultura como um dos pilares mais importantes para a estratégia e o sucesso de suas empresas nos próximos anos. 73% dos pesquisados afirmam que não há ações e objetivos concretos para desenvolver a cultura em suas empresas. Apenas 35% dos pesquisados consideram que há consistência entre o que é falado e o que é realmente praticado pelos líderes no dia a dia.

Uma cultura organizacional fraca ou a ausência dela podem trazer grandes problemas para uma rede de franquias. O primeiro deles é a falta de um posicionamento de mercado consistente, o que afeta negativamente a percepção dos funcionários e consumidores em relação à marca.

Outras consequências podem ser mencionadas, são elas:

  • Incapacidade de competir no mesmo nível que os concorrentes
  • Alta taxa de rotatividade nas unidades
  • Falta de engajamento da equipe
  • Conflitos entre os colaboradores
  • Ausência de comprometimento dos funcionários

 6 dicas para fortalecer a cultura organizacional da sua rede de franquias 1. Contrate conforme a cultura organizacional implementada 2. Realize uma pesquisa de clima na empresa para saber o nível de satisfação 3. Tenha uma comunicação interna eficiente 4. Invista em treinamento para desenvolver os colaboradores 5. Seja o exemplo, atue de forma alinhada à sua cultura organizacional 6. Reconheça e motive seus funcionários

E na localização, sua rede de franquias é assertiva?

Agora que você já está por dentro dos principais aspectos relacionados à cultura organizacional e se encontra pronto para colocar o conhecimento em prática, é hora de responder uma pergunta muito importante: todas as unidades da sua rede de franquias estão estrategicamente localizadas?

Considerar o geomarketing ao longo da busca por novos espaços para receber suas novas unidades traz mais assertividade para a escolha. Isso porque essa estratégia considera dados sobre a localização geográfica para encontrar as melhores oportunidades de negócio.

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