
26/06/2025 por devlayer
4 min
A expansão no varejo envolve muito mais do que abrir novas unidades: é preciso identificar oportunidades, reduzir riscos e escolher formatos que façam sentido para cada região.
A combinação entre testar novas localizações e adotar modelos de loja variados fortalece a presença da marca e amplia as chances de sucesso.
Essa abordagem estratégica permite que o crescimento ocorra de forma gradual, inteligente e sustentável, para alinhar as decisões ao comportamento do consumidor e às dinâmicas de mercado.
A locação temporária de um ponto comercial, por exemplo, oferece ao empreendedor a oportunidade de testar diferentes localizações, validar decisões de expansão com dados reais, reduzir riscos financeiros e aumentar as chances de sucesso. Esse movimento traz vantagens como:
A expansão no varejo, quando feita de forma gradual e planejada, permite que a marca valide hipóteses, na prática, tome decisões mais seguras e evite investimentos altos sem um retorno previsível.
A importância da localização é um fato, mas o formato da loja também exerce um papel fundamental na estratégia de expansão no varejo. Cada modelo oferece vantagens específicas e se adapta a diferentes objetivos, públicos e espaços. Entenda:
Grandes lojas que funcionam como principal atrativo do empreendimento, responsáveis por gerar tráfego e impulsionar o fluxo de consumidores.
Espaços amplos e completos, ideais para marcas que desejam oferecer uma variedade extensa de produtos e proporcionar uma experiência completa de compra.
Unidades menores que complementam o mix do empreendimento e permitem que as marcas se posicionem estrategicamente ao lado de grandes âncoras.
Lojas temporárias, perfeitas para testar novos produtos, regiões ou modelos de negócio. Criam um senso de exclusividade e urgência, o que pode atrair novos públicos.
Espaços móveis que podem ser deslocados conforme a necessidade da marca, o que facilita a presença em diferentes pontos e a aproximação de novos públicos.
Solução prática e de baixo investimento, ideal para ampliar a presença em locais com boa circulação, como corredores centrais e áreas de passagem.
Máquinas automáticas que oferecem conveniência e praticidade, não necessitam de um atendente e oferecem baixo custo operacional.
Cada um desses formatos possibilita ampliar a presença da marca de maneira estratégica e alinhada com os objetivos do negócio, e reforça a importância da diversidade para a expansão no varejo.
A possibilidade de realizar locações temporárias em diversos endereços representa uma vantagem significativa para quem busca expandir com segurança e agilidade.
Esse modelo permite testar diferentes pontos e formatos de loja sem a necessidade de comprometer o capital com contratos longos, o que facilita a adaptação às mudanças do mercado.
Isso sem falar da possibilidade de aproveitar sazonalidades, eventos e tendências locais para ampliar a presença da marca de maneira estratégica e fortalecer o processo de expansão no varejo de forma planejada e consistente.
Expandir uma franquia exige ainda mais planejamento e atenção às especificidades do mercado. Por isso, a Best Center elaborou um e-book exclusivo, que orienta sobre os principais passos para quem deseja investir na expansão do varejo de maneira estruturada.
No material, você encontra:
Baixe agora o e-book gratuitamente e descubra quais passos seguir para expandir a sua franquia!