Sua empresa está pronta para entrar no mercado de franquias?

22/06/2022 por Best Center

4 min

Se você está pensando em expandir sua empresa, entrar para o mercado de franquias é uma excelente opção. Ao considerar essa alternativa, o franqueador detém os direitos de sua marca e recebe uma porcentagem dos lucros de cada unidade.

Essa possibilidade oferece inúmeras vantagens, entre elas, o fortalecimento da marca em outras regiões e o aumento da credibilidade do negócio.

Entretanto, antes de começar o processo de ampliação, é necessário avaliar se a empresa está estruturada, de modo que seja possível aplicar o conceito do negócio para as demais unidades franqueadas.

Essa avaliação é chamada de análise de franqueabilidade e consiste em estudar a viabilidade de replicação do negócio. O processo envolve diversos fatores que devem ser observados com muita atenção.

Nesse conteúdo, você encontrará mais detalhes sobre o assunto. Continue a leitura para entender melhor.

Conheça as vantagens de expandir sua empresa por meio do franchising

Ao optar pela entrada no mercado de franquias, o franqueador tem inúmeras vantagens. Conheça algumas delas e veja como essa opção pode ser muito interessante para a sua empresa:

O franqueador tem diversas vantagens ao entrar no mercado de franquias, como rápida expansão do negócio.

Antes de entrar no mercado de franquias é preciso avaliar a franqueabilidade

Se o seu negócio está em uma ótima fase, o crescimento indica uma oportunidade: a chance de expandi-lo por meio do franqueamento. Com esse modelo sua empresa poderá se desenvolver mais rapidamente

Mas, antes de entrar no mercado de franquias você precisa realizar a análise de franqueabilidade, um método que aumentará a probabilidade da ampliação ser um sucesso e trazer bons resultados — tanto para o franqueador quanto para o franqueado. 

Entenda quais pontos devem ser observados:

1. Estrutura da empresa

Surgirão novas demandas, por isso, é preciso verificar se a sua empresa tem capacidade de comportar esse crescimento. Nesse aspecto, alguns pontos que devem ser observados são a capacidade física do imóvel, a quantidade de colaboradores e a qualificação de funcionários para dar suporte aos franqueados. 

2. Posicionamento de mercado

Antes de entrar no mercado de franquias, sua empresa precisa ser reconhecida pelo público e ter clientes fiéis em sua unidade de origem. É necessário que a comunicação externa da marca seja coerente com o que a empresa entrega de fato e com o que os consumidores buscam.

3. Concorrência 

Avalie a concorrência direta e indireta para entender como as outras empresas se posicionam no segmento. Dessa forma, é possível saber como seu negócio se encaixa melhor no mercado e propor diferenciais que ainda não são oferecidos por outras empresas.

4. Potencial de vendas 

Para atrair novos investidores, além de ter um nome conhecido no mercado e ser reconhecida pelo público, sua franquia deve demonstrar que tem um grande potencial de vendas para que os empreendedores se interessem em depositar a confiança e o capital no projeto.

5. Diferenciais do produto/serviço

Para se destacar no mercado é preciso oferecer diferenciais relevantes. Isso inclui processos internos diferenciados, investimento em comunicação, qualidade do que é entregue, atendimento personalizado, estrutura física, capacidade técnica, entre outros aspectos.

6. Melhorias que devem ser realizadas

Faça uma avaliação completa em toda estrutura física da empresa e nos processos aplicados atualmente. Muito provavelmente será preciso investir em melhorias para viabilizar tanto a ampliação do negócio quanto a replicação para as demais franquias.

7. Modelo financeiro 

A transição para o mercado de franquias precisa de atenção na questão financeira. Por isso, verifique o capital que será investido, considere os gastos com as melhorias que serão aplicadas, verifique o custo das operações e defina as taxas que cada franqueado deve pagar.

8. Transferência de know-how

Após passar por todas essas etapas, é hora de entender como o conhecimento será transmitido para os franqueados. A padronização dos processos operacionais é um fator determinante para o sucesso de cada unidade, portanto, documente todos os procedimentos que devem ser seguidos pelos demais gestores.

Tudo o que você precisa saber sobre o mercado de franquias

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