Personalização no varejo: a importância de fazer cada cliente se sentir único

31/05/2023 por Best Center

4 min

Você já deve ter percebido que os consumidores estão mais exigentes e a personalização mostra ser um excelente caminho para conquistá-los.

A razão para isso é o fato de os clientes estarem em busca de marcas que estejam alinhadas ao seu perfil e compreendam suas preferências. 

Com a personalização, é possível melhorar a experiência do cliente como um todo e ter um grande diferencial competitivo em meio aos concorrentes. 

A Best Center reuniu importantes informações sobre esse tema. Continue a leitura e fique por dentro de todas elas. 

A importância da personalização no varejo

Os potenciais clientes passam por uma jornada de compra até fecharem negócio com uma empresa. E, se ao longo desse percurso eles se sentirem únicos, a concretização da venda é a consequência mais provável.

Caso contrário, a tendência é que eles busquem outras marcas capazes de proporcionar a personalização que eles tanto buscam e desejam.

Gerar identificação nas pessoas é o primeiro passo para criar conexão. Mas para isso é fundamental compreender profundamente o seu público. Essa tarefa parece difícil, mas a tecnologia simplifica todo o processo.

Com a análise de dados, por exemplo, é possível conhecer as preferências e os hábitos de consumo dos clientes com precisão, para então traçar ações alinhadas a cada etapa da jornada de compra e oferecer a eles experiências personalizadas conforme seus gostos.

A Pesquisa Tendências do Varejo 2023, realizada pela Opinion Box e Dito, traz insights relevantes sobre o varejo. Confira alguns dados levantados sobre a importância da personalização:

72% esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses. Fonte: Opinion Box e Dito Arte: 73% preferem comprar com as marcas nas quais já tiveram experiências personalizadas. Fonte: Opinion Box e Dito Arte: 75% indicam marcas que oferecem experiências personalizadas. Fonte: Opinion Box e Dito

Estratégias para implementar a personalização no varejo

Como mencionado anteriormente, a tecnologia é uma grande aliada no processo de personalização no varejo, afinal, com os dados é possível ter respostas muito mais precisas sobre o comportamento dos consumidores.

Dessa forma, o primeiro passo é realizar uma coleta de dados assertiva. Isso pode ser feito por diferentes meios, como:

➜ Cliques em anúncios online

➜ Dados do sistema operacional

➜ Preenchimento de formulários

➜ Pesquisas de opinião

Após a coleta, é importante integrar, gerenciar e, por fim, analisar os dados para colher insights.

Antes de implementar essas ideias, estude a fundo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para garantir que todos os tópicos serão respeitados em prol da proteção dos dados fornecidos pelos clientes.

Após a análise dos dados, você compreenderá melhor os padrões de cada cliente e, assim, poderá propor estratégias personalizadas. Confira algumas delas:

✅ Enviar promoções de acordo com o perfil do cliente

✅ Indicar produtos que o consumidor tem maior tendência em comprar

✅ Realizar up-sell, cross-sell ou down-sell com assertividade

✅ Oferecer descontos nos produtos que o cliente costuma comprar

✅ Propor combos coerentes com as preferências do consumidor

Se tem uma coisa que o seu cliente procura é: praticidade

E já que o assunto são as preferências dos clientes, um padrão já identificado entre os consumidores atuais é a necessidade de otimizar as atividades diárias. É por isso que os centros comerciais da Best Center são pensados para proporcionar conveniência para as compras do dia a dia.

Com um mix de lojas de produtos e serviços de diversos segmentos que se complementam. Ou seja, em um só lugar é possível encontrar tudo o que precisa.

Outra vantagem que colabora com a praticidade é que todos os centros de conveniência da Best Center contam com estacionamento para agilizar a chegada e a saída dos clientes. 

Geomarketing: a estratégia que coloca sua loja onde seus clientes estão!

O geomarketing fornece dados sobre localização que permitem aos lojistas identificarem os locais em que seus clientes estão e, com isso, abrirem suas lojas em pontos comerciais estrategicamente localizados.

Essa estratégia permite também que todas as ações do comércio sejam pensadas e personalizadas conforme o público presente na região, o que trará melhores resultados.

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