Lojas físicas fazem parte do presente e futuro do varejo!

02/05/2025 por Best Center

4 min

Não há como falar sobre o varejo sem o associar às lojas físicas. Afinal, elas fazem parte da história do comércio e foram fundamentais para a consolidação do segmento. Além disso, é no presencial que podemos ver a essência da cultura varejista em prática.

Mais do que a simples comercialização, as lojas físicas oferecem a possibilidade única do cliente ser apresentado ao produto da melhor maneira possível: por meio de uma experiência sensorial completa. 

Presencialmente, o consumidor pode tocar o produto, saber qual o seu aroma, visualizar sua verdadeira cor e, em muitas das vezes, até mesmo experimentá-lo. 

Essa imersão possibilita um melhor entendimento sobre a mercadoria e colabora para que o consumidor se conecte com o produto de forma mais profunda, o que influência diretamente na decisão de compra.

A relevância das lojas físicas 

As lojas físicas estiveram em pauta em diversas conversas no NRF Retail’s Big Show 2025, maior e mais tradicional evento do varejo do mundo, realizado entre os dias 12 a 14 de janeiro em Nova Iorque.

No evento, Lee Peterson, vice-presidente executivo da WD Partners, mencionou que o comércio online se destaca pela conveniência, enquanto o diferencial das lojas físicas está no que elas têm a proporcionar além da rapidez. 

Também no NRF, Kate Ancketill, CEO da GDR Creative Intelligence, destacou que as lojas físicas serão impulsionadas pela Inteligência Artificial. “As pessoas têm sentido cada vez mais falta de um senso de comunidade, pertencimento e encantamento. As lojas físicas podem prover tudo isso, mas com tecnologia embarcada para potencializar seus efeitos”.

A NRF pediu para que especialistas internos e parceiros compartilhassem suas ideias. Entre as previsões para o setor de varejo vemos a revitalização das lojas físicas em 2025.

Elas, que são fundamentais para impulsionar a retenção, aquisição de clientes, identidade da marca e fidelidade, devem oferecer experiências imersivas que o comércio online não consegue replicar.

A previsão divulgada pela NRF afirma também que as lojas físicas criam confiança e fidelidade por meio de interações autênticas, promovem conexões pessoais e criam uma comunidade em torno da marca. Como os consumidores estão em busca de conexões significativas, as lojas físicas fornecem o ambiente perfeito.

O varejo físico em 2025

Conforme já mencionado, o foco das lojas físicas não deve ser em entregar exatamente o que as lojas online entregam, mas, sim, mostrar para os clientes a experiência singular que elas podem proporcionar.

Confira abaixo algumas dicas do que pode ser implementado nas lojas físicas para que elas atendam às necessidades do consumidor atual:

Atendimento próximo

Uma equipe bem treinada é responsável por transmitir os valores da empresa e se conectar verdadeiramente como o consumidor. A escuta ativa, a proatividade e a interação positiva entre colaborador e cliente são essenciais para construir um bom relacionamento.

Experiência personalizada

As pessoas querem se sentir únicas, por isso é importante conhecer o histórico de cada cliente e adaptar a jornada de compra conforme suas necessidades. Os dados são imprescindíveis nessa etapa, por isso, pense em estratégias para coletar informações e analisá-las para adequar a experiência.

Uso de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é essencial para otimizar os processos, pois realiza atividades mais operacionais e libera os funcionários para focarem em tarefas mais relevantes, como o relacionamento com os clientes. Com a IA também é possível ter um conhecimento muito mais profundo sobre padrões de consumo, por exemplo.

Conexão emocional

Uma das grandes vantagens das lojas físicas é poder inserir o cliente no mundo da marca. Com isso, é possível instigar emoções ao construir um ambiente atrativo, acolhedor, inspirador e interativo, onde as pessoas queiram estar tanto para ter experiências com a empresa como para se sentir parte de uma comunidade.

Hiperlocalização

O varejo de proximidade visa construir relacionamentos com os moradores de uma determinada região e oferecer mais conveniência para seu dia a dia. Por isso, é interessante usar os dados para adaptar o mix de produtos e a comunicação conforme as necessidades desses consumidores.

A localização das lojas físicas devem ser estratégicas

Mais do que a simples escolha de um endereço, o ponto comercial merece uma decisão estratégica, que deve ser embasada em um estudo de geomarketing.

O geomarketing analisa fatores como o fluxo de pessoas, a concentração do público-alvo, a acessibilidade, a visibilidade e o mix de lojas da região.

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