7 técnicas de venda para potencializar os resultados no varejo

27/01/2023 por Best Center

6 min

O processo de vendas da sua loja tem se mostrado eficiente? Neste conteúdo você conhecerá algumas técnicas de vendas capazes de potencializar os resultados do seu negócio e também ficará por dentro de outras dicas importantes sobre o varejo. Boa leitura!

Antes de mais nada, é preciso falar sobre o que é o processo de vendas e qual a sua importância. Esse conceito diz respeito ao conjunto de informações, técnicas e orientações que conduz o time de vendas ao longo das etapas comerciais.

Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de padronizar a abordagem de venda. Com isso, o time comercial se mantém alinhado e, consequentemente, alcança mais assertividade e produtividade.

Para que o processo de vendas seja efetivo, ele deve ser bem estruturado e sua construção baseada e personalizada conforme a realidade da empresa e dos clientes.

Abaixo, você conhecerá 7 técnicas de venda que podem ser implementadas no processo comercial do seu negócio para aumentar o lucro. Mas, antes de falar sobre elas, é interessante relembrar como é o funcionamento das vendas no varejo pela perspectiva dos 4 P’s, também conhecido como mix de marketing.

4 P’s: produto, preço, promoção e praça

Você já deve ter ouvido falar sobre os 4 P’s, também chamados de mix de marketing. Eles servem como guia na criação de estratégias, fundamentais para qualquer negócio que deseja ter bons resultados e devem ser considerados ao pensar em técnicas de venda. Saiba mais sobre cada um deles:

Produto

Tudo o que uma loja oferece para atender às necessidades dos consumidores é considerado produto. E para saber o que os consumidores realmente necessitam e propor soluções corretas é preciso conhecer o público-alvo muito bem.

Preço

Há quem acredite que oferecer um preço mais baixo é a melhor forma de se manter à frente dos concorrentes. Mas a realidade é que a precificação deve ser equilibrada e considerar diferentes fatores. Para isso, atente-se a três pontos fundamentais:

  • O custo que o produto gera
  • O preço que a concorrência oferece
  • O quanto o seu cliente está disposto a pagar

Promoção

Antes de mais nada, é preciso dizer que, nesse caso, promoção não tem a ver com a oferta de produtos por valores mais baixos. No caso do mix de marketing, a promoção está relacionada às estratégias elaboradas para estimular as vendas, isso inclui as divulgações pensadas para promover a loja.

Praça

Esse termo diz respeito ao lugar onde uma loja está e tem total relação com o sucesso das vendas. Isso porque não adianta oferecer um bom produto, com preço adequado e promoção eficiente se você não está em um local estratégico.

O ponto de venda ideal é aquele que, além de estar onde os clientes se encontram, também oferece condições favoráveis para que eles tenham uma boa experiência de compra.

Sobre esse tema, a Best Center tem um amplo conhecimento. Afinal, antes de escolher onde abrirá novos empreendimentos, a empresa realiza um estudo focado em geomarketing para colher dados sobre a região e conhecer seu potencial.

Essa é uma estratégia que também beneficia os lojistas que, antes de alugarem suas lojas, têm a oportunidade de acessar informações essenciais sobre o centro comercial.

Informações que a Best Center disponibiliza sobre a região em que estão os empreendimentos: Área de abrangência Público predominante População Domicílios Renda média domiciliar anual Potencial de consumo

Técnicas de vendas para vender mais no varejo

As técnicas de venda são metodologias que devem ser usadas por vendedores para que eles consigam conectar os consumidores à marca e oferecer produtos que atendam suas necessidades.

Para contribuir com o seu processo, a Best Center reuniu 7 técnicas de venda que trazem resultados significativos para os lojistas. Veja quais são elas:

  1. Domine o produto ou serviço como ninguém

Quando um vendedor conhece muito bem o que vende, ele tem muito mais facilidade de apresentar as soluções de maneira convincente e transmitir confiança para o cliente. Com um amplo conhecimento sobre o produto é possível:

➜ Apresentar melhores argumentos 

➜ Saber quais diferenciais mostrar para cada tipo de cliente

➜ Fazer um discurso de venda que transparece credibilidade

  1. Entenda o comportamento do seu público-alvo

Compreender quais são as necessidades e desejos dos seus consumidores colabora para que a abordagem seja mais assertiva. Dessa forma, o vendedor já tem uma noção do que deve ser falado e qual o melhor momento para isso.

  1. Entregue mais que um produto, uma solução

O motivo pelo qual um cliente busca uma loja é solucionar um problema comprando algo, portanto, veja seu produto como uma solução para as necessidades do cliente e deixe-o consciente de que o seu comércio tem exatamente o que ele precisa.

  1. Crie uma conexão verdadeira com os clientes

A experiência do consumidor é potencializada quando ele se conecta com a marca genuinamente. E as pessoas normalmente se sentem mais confortáveis em comprar quando se identificam com a empresa.

Para ajudar na criação desse vínculo, é importante que o vendedor tenha uma escuta ativa e esteja disposto a entender tudo que o cliente tem a falar.

  1. Use gatilhos mentais durante a venda

Os gatilhos mentais com certeza devem estar entre as técnicas de venda. Pois são eles que despertam sensações no consumidor e incentivam-os a concretizar uma compra.

Exemplos de gatilhos mentais: Urgência: quando a oferta é por tempo limitado Exclusividade: quando um cliente tem acesso a condições especiais Autoridade: quando a imagem de alguém com credibilidade é atrelada a marca Escassez: quando algum produto está acabando Prova social: quando outros clientes comentam sobre seu produto

  1. Adapte a comunicação conforme cada cliente

Apesar de cada loja ter um público-alvo, é preciso compreender e respeitar as particularidades de cada um e realizar um atendimento personalizado, com comunicação coerente para cada perfil de cliente.

  1. Estude as possíveis objeções

Por vezes, as objeções assustam, mas essa é uma etapa normal no processo de vendas. E, quanto mais experiência um vendedor tem, mais objeções ele conhece. Portanto, busque identificar todas as possíveis objeções que o público pode ter e saiba como fazer para quebrá-las.

Vendas x Localização

Agora que você já está por dentro dessas técnicas de venda que vão potencializar os resultados da sua loja, é hora de falar sobre um ponto de atenção: sua loja está no lugar certo?

Na Best Center, essa pergunta pode ser respondida ao considerar uma estratégia já mencionada nesse artigo: o geomarketing! Todas as localizações dos empreendimentos da empresa são escolhidas com base em dados que comprovam se elas têm potencial para vendas.

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